Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2011 - 14h22

Chanceler da Bolívia é obrigado por índios a participar de passeata

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, foi forçado a participar de uma passeata organizada por índios da Amazônia boliviana contrários à construção de uma estrada.

Segundo jornalistas da agência AFP, os índios usaram o chanceler como escudo humano para romper o cerco policial montado para conter a manifestação.

Os manifestantes estão indo para Yucumo, a 10 km de Chacarina, no nordeste do país, onde dezenas de apoiadores do presidente Evo Morales os esperam, o que indica grandes chances de enfrentamento entre os dois grupos.

Depois de romper o cerco, o presidente da Confederação de Povos Indígenas da Bolívia, Adolfo Chávez, que lidera o protesto, disse que o chanceler está sendo acompanhado por mulheres indígenas que o seguram pelos braços.

A estrada em questão deve passar por uma reserva natural na Amazônia boliviana. O território pertence aos índios aborígenes desde tempos ancestrais.

Os manifestantes afirmaram levar consigo armas brancas que estão sendo usadas para caçar animais ao longo do caminho e também para "fazer a vigilância" da marcha. Eles pretendem chegar até La Paz, cidade mais populosa daquele país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página