Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2011 - 07h34

Sobe para 2 número de mortes em ataque a escritório da CIA em Cabul

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Duas pessoas foram mortas e uma ficou ferida em um tiroteio ocorrido no domingo à noite (horário local) em um escritório da CIA (agência de inteligência dos EUA) junto à embaixada dos Estados Unidos em Cabul, no Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Um cidadão americano e um afegão morreram, e um segundo americano ficou ferido.

De acordo com a emissora britânica BBC, um funcionário afegão atirou no americano que morreu e feriu outro homem antes de ser morto por seguranças, disseram oficiais citados.

O incidente, segundo indicou um funcionário do governo afegão, ocorreu no complexo do hotel Ariana, anexo à embaixada norte-americana em Cabul e utilizado como base pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos (CIA).

Segundo a BBC, testemunhas presenciaram troca de tiros por ao menos dez minutos e uma forte explosão no edifício. A CIA não comentou oficialmente o ataque, nem confirmou se possui uma base no prédio.

A razão do tiroteio ainda não foi esclarecida. "A motivação do ataque ainda está sendo investigada", disse Gavin Sundwall, um porta-voz da embaixada dos EUA, citado pela emissora de TV americana CNN.

O prédio está localizado na parte mais segura de Cabul, próxima a bases militares da Otan, a aliança militar do Ocidente.

O incidente ocorreu duas semanas depois de militantes atacarem a embaixada dos Estados Unidos e prédios do governo em Cabul, deixando ao menos 25 mortos. Na semana passada, um atentado matou o ex-presidente afegão Burhanuddin Rabbani, que liderava diálogos para reconciliação.

O mês passado foi o mais mortal para as forças americanas no Afeganistão desde o início dos conflitos, com a morte de 71 soldados, incluindo 30 vítimas de um ataque de insurgentes contra um helicóptero em 6 de agosto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página