Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2011 - 02h43

Combate entre Exército filipino e terroristas deixa 6 mortos

Publicidade

DA EFE

Cinco civis e um soldado morreram nesta terça-feira, enquanto outros cinco soldados ficaram feridos, em um enfrentamento entre o Exército filipino e o grupo terrorista Abu Sayyaf no sul das Filipinas, informaram fontes militares.

O porta-voz do Exército filipino, Alex Macario, explicou que as milícias de Abu Sayyaf, grupo islamita relacionado à Al Qaeda, atacaram durante a madrugada um quartel nos arredores de Sumisip, na região autônoma de Mindanao.

O combate ocorre dois dias depois de 50 milicianos muçulmanos terem assassinado 17 pessoas durante um ataque contra as tropas governamentais que construíam uma escola financiada pelos Estados Unidos na ilha de Jolo.

Fundado em 1991 por ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética, o Abu Sayyaf perpetrou os atentados mais sangrentos do país e realizou múltiplos sequestros, além de colaborar com o grupo Jemaah Islamiyah, o braço da Al Qaeda no Sudeste Asiático.

Abu Sayyaf pretende estabelecer um Estado islâmico na região, dominada por sultanatos muçulmanos até a chegada dos colonizadores espanhóis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página