Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2011 - 10h20

Sarkozy está cada vez mais atrás na disputa eleitoral, diz pesquisa

Publicidade

DA REUTERS, EM PARIS

O socialista francês François Hollande está ampliando sua vantagem na corrida para a eleição presidencial de 2012, de acordo com uma pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira, que mostrou o presidente Nicolas Sarkozy bem atrás.

A pesquisa, conduzida pela Ipsos para o jornal local "Le Monde", apontou que Hollande obteria 32% dos votos na primeira rodada das eleições presidenciais, dois pontos acima da pesquisa anterior feita em 7 de setembro, enquanto Sarkozy ficaria em segundo com 21%, uma queda de um ponto percentual. A líder da extrema direita Marine Le Pen teria 16%.

A pesquisa foi mais uma evidência da dura batalha que Sarkozy enfrentará caso se candidate à reeleição na eleição de duas etapas, em abril e maio do próximo ano. Na semana passada, o governo conservador perdeu a maioria no Senado para a esquerda pela primeira vez desde 1958.

Mas Sarkozy pode ter visto suas chances aumentarem esta semana depois que o centrista Jean-Louis Borloo informou estar abandonando os planos de ser candidato.

Lionel Bonaventure/France Presse
Presidente francês, Nicolas Sarkozy, discursa no sul da França, na cidade de Ales
Presidente francês, Nicolas Sarkozy, discursa no sul da França, na cidade de Ales

Martine Aubry, rival de Hollande na disputa interna do Partido Socialista, teria 29% dos votos se ela concorresse contra Sarkozy, um aumento de dois pontos percentuais diante da pesquisa anterior e comparado a 22% para o atual presidente, cuja queda na pesquisa foi de um ponto.

Uma outra possível candidata socialista, Ségolène Royal, derrotada por Sarkozy em 2007, perderia por pouco para o conservador com 22% dos votos contra 23%, embora a intenção de voto para ele tenha aumentado três pontos em relação à pesquisa de 7 de setembro.

A pesquisa consultou 962 pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, pouco antes de Borloo anunciar que abandonara os planos de candidatura. Ele teria entre 6,5% e 8% dos votos.

Os socialistas devem escolher o candidato em uma eleição primária em duas etapas, em 9 e 16 de outubro, enquanto Sarkozy deve anunciar ainda este ano que será candidato à reeleição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página