Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2011 - 15h10

Ban Ki-moon lamenta decisão de Conselho da ONU sobre a Síria

Publicidade

DA REUTERS

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou pesar nesta quarta-feira depois que o Conselho de Segurança da entidade não aprovou uma resolução que exigia a interrupção dos seis meses de repressão aos protestos pró-democracia na Síria.

"Ele lamenta que o conselho não tenha sido capaz de chegar a um acordo e espera que essas desavenças... sejam superadas", disse a repórteres o porta-voz de Ban, Martin Nesirky. Ele também reiterou a posição de Ban de que a "violência na Síria é inaceitável".

Rússia e China, dois membros permanentes do Conselho de Segurança, vetaram na terça-feira uma resolução europeia condenando a Síria e afirmando que o país poderia sofrer sanções se continuasse a massacrar os protestos populares.

A votação aconteceu meses após desavenças dos EUA e membros do conselho europeu contra o posicionamento dos Brics --Rússia, China, Brasil, Índia e África do Sul-- sobre a Síria.

A resolução, de autoria da França, mas com participação também de Reino Unido, Alemanha e Portugal, recebeu nove votos favoráveis e quatro abstenções (de Brasil, Índia, Líbano e África do Sul). Os votos de Rússia e da China foram os únicos contra.

A ONU estima que pelo menos 2.700 civis morreram em operações militares contra os manifestantes em todo o país desde o início da repressão, em março.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página