Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2011 - 01h42

Líder das Damas de Branco é internada com urgência em Cuba

Publicidade

DA EFE

A líder do grupo dissidente cubano Damas de Branco, Laura Pollán, está internada na UTI de um hospital de Havana devido a uma insuficiência respiratória e à complicação do diabetes de que padece, segundo informou seu marido, o ex-preso político Héctor Maseda.

"Laura está em estado grave, tem uma limitação respiratória de origem viral muito séria e de acordo com a reação de seu organismo é provável que os médicos tenham de aplicar ventilação artificial permanente", explicou Maseda.

Maseda, que integrou o grupo de 75 dissidentes condenados em 2003 e foi libertado este ano, disse que o estado de saúde de Laura segue igual desde o início da tarde, quando foi internada.

A líder das Damas de Branco, de 63 anos, está com "seu sistema imunológico no nível mínimo", segundo um boletim médico.

O grupo foi criado para exigir a liberdade dos opositores do chamado "Grupo dos 75", presos durante a onda repressiva conhecida como a "Primavera Negra" de 2003.

A libertação desses 75 opositores foi concluída pelo governo cubano este ano, e agora o coletivo feminino defende o respeito aos direitos humanos e a liberdade de todos os presos políticos na ilha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página