Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2011 - 22h03

Manifestantes em Washington criam tumulto em museu

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Vários manifestantes confrontaram a equipe de segurança de um museu de Washington, nos Estados Unidos, neste sábado, quando o grupo tentou entrar no recinto portando cartazes e faixas e foi impedido pelos guardas. Ao menos uma pessoa foi presa, segundo a porta-voz do museu.

O incidente ocorreu no Museu Smithsoniano do Ar e do Espaço (Smithsonian's National Air and Space Museum) às 19H15 GMT (16h15 de Brasília), depois que centenas de ativistas caminharam da Praça da Liberdade (Freedom Plaza), próxima da Casa Branca, até o Capitólio, centro legislativo do governo dos EUA.

Muitos dos manifestantes pertenciam ao grupo "Ocupemos o DC" (Occupy DC), que se consolidou esta semana como uma derivação do movimento "Ocupemos Wall Street" (Occupy Wall Street), de Nova York, que protesta contra a "ganância empresarial".

A porta-voz da instituição Smithsoniana, Linda St. Thomas, comunicou que a equipe de segurança do museu enfrentou o grupo de manifestantes quando estes empurraram as portas para entrar no museu.

"Quando lhes foi dito que não poderiam entrar com os cartazes que estavam levando, um dos guardas teve que utilizar spray de pimenta", disse St. Thomas.

"Ocupemos DC", um grupo jovem com dezenas de manifestantes, está acampado na Praça McPherson na rua K de Washington, onde vários grupos políticos têm suas sedes.

Na sexta-feira, seus membros receberam com protestos aos trabalhadores destas firmas. Mais tarde, eles se dividiram em pequenos grupos e trocaram ideias com os membros do grupo "Ocupemos Wall Street", que havia se deslocado até a capital do país.

Os manifestantes de Nova York, indignados pelas ajudas do governo americano aos bancos que possuem sede em Wall Street, passaram a se reunir no dia 17 de setembro, o que os conduziu a contínuas e massivas manifestações.

Desde então, os protestos foram estendidos a outras cidades dos Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página