Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2011 - 11h44

Rei saudita Abdullah é submetido a cirurgia na coluna

Publicidade

DA REUTERS, EM JIDÁ

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, será submetido a uma cirurgia na coluna nesta segunda-feira, disseram fontes médicas.

O monarca, que tem 87 anos, foi levado ao hospital na noite de domingo para uma operação nos ligamentos da sua terceira vértebra, informou a agência de notícias estatal SPA.

A saúde do rei Abdullah é uma questão de ansiedade no conservador reino islâmico, onde o sistema político é rigidamente hierárquico e há dúvidas sobre os planos sucessórios da família real a longo prazo.

Ele já foi submetido a duas cirurgias nos Estados Unidos em 2010, por causa de uma hérnia de disco, levando a uma recuperação de três meses no exterior.

Seu herdeiro é o príncipe Sultan, 82, meio-irmão de Abdullah e sob tratamento médico desde junho nos Estados Unidos.

O próximo na linha de sucessão depois de Sultan é o príncipe Nayef, ministro do Interior desde 1975, que tem mais de 70 anos e reputação de ser mais conservador do que seus irmãos mais velhos, o rei e o príncipe herdeiro.

Ao contrário das monarquias europeias, a linha de sucessão saudita não vai diretamente de pai para o filho mais velho, mas se movimenta ao longo de uma linha de irmãos nascidos do fundador do reino, o rei Abdulaziz Ibn Saud, que morreu em 1953.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página