Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 15h45

EUA dão 1º passo por processo na OMC sobre restrição chinesa à internet

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira à Pequim que explique o motivo do bloqueio no país aos sites de empresas americanas, dando os primeiros passos para iniciar um processo na OMC (Organização Mundial de Comércio).

"As empresas americanas têm expressado sua preocupação com o impacto negativo em seus negócios das contínuas interrupções do acesso a seus sites na China", disse o secretário americano de Comércio Exterior, Ron Kirk, em um comunicado.

A postura comercial chinesa tem sido alvo de severas críticas por parte dos americanos.

No início do mês, os EUA já haviam recorrido à OMC para obter informações detalhadas sobre programas de subsídio por parte da China e da Índia.

Na época, Kirk disse que Washington enviou informações à OMC nas quais identifica 200 programas de subsídio que a China não notificou como exigem as regras da organização, e também pediu informações sobre 50 programas de subsídio na Índia que não foram notificados.

Os EUA querem obter o "imediato envio de informações detalhadas de China e Índia" sobre o funcionamento desses subsídios, afirmou Kirk na ocasião.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página