Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2011 - 03h54

Terra e resíduos contaminados de Fukushima serão armazenados por 30 anos

Publicidade

DA EFE

O governo japonês decidiu que a terra e outros resíduos contaminados com material radioativo procedente da usina nuclear de Fukushima deverão ser armazenados durante 30 anos antes de serem desprezados, informou neste domingo a rede pública NHK.

O plano de gestão divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente japonês estabelece que os resíduos terão que ser armazenados durante três décadas em instalações que serão construídas dentro da província de Fukushima daqui até os próximos três anos.

No entanto, sua localização ainda não foi decidida, e espera-se que a designação possa levar mais tempo do que o planejado inicialmente perante a previsível negativa de Prefeituras e moradores de acolher o centro de armazenamento.

Até que esta unidade seja construída, os resíduos deverão ser mantidos em instalações temporárias, as quais também estão ainda por ser designadas.

O Ministério estimou que a retirada de terra e de outros resíduos contaminados começará a partir de janeiro do ano que vem, e que os armazéns temporários deverão ter capacidade para acumular pelo menos 3.100 metros cúbicos de material.

A fase final deste plano de gestão estabelece que o governo central se encarregará, passados 30 anos, de desprezar todos os resíduos fora da província de Fukushima.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página