Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

04/07/2012 - 20h51

Leitores criticam debate na Folha sobre moradores de rua

O artigo "Viver na rua não é viver em liberdade" (Tendências/Debates) baixou --e muito-- o nível do debate. O texto se mostrou elitista, acrítico e preconceituoso. É uma ofensa a quem mora na rua. Se o objetivo era criar polêmica, creio que, de fato, isso foi atingido.

Melhor, porém, seria um debate sério acerca da questão dos moradores de rua, para que sejam feitas análises mais objetivas e para que surjam propostas reais de resgate da dignidade.

JOSÉ ROBERVAL FREIRE DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Os debates na Folha sobre a população de rua têm mostrado o domínio de visões simplistas. De um lado, a alegação de que o problema se resolve com albergues aptos a ensinar regras básicas da sociedade. De outro, a afirmação de que essa situação existe pelo amor dessas pessoas a um estado de liberdade natural.

Convido os autores a conhecer o programa de assistência jurídica articulado entre as Defensorias Públicas e o Serviço Franciscano de Solidariedade, que fica atrás do largo de São Francisco. Quem sabe assim os nobres colegas descubram que essas pessoas não são nem bárbaros que precisam ser civilizados com água e sabão nem vagabundos de um filme da Disney.

DANIEL CHIARETTI, defensor público federal (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para o endereço eletrônico leitor.online@grupofolha.com.br .

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página