Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

16/08/2012 - 10h15

'Minha paciência está se esgotando', desabafa estudante da UFPR

LEITOR PEDRO ARRUDA ALVIM WAMBIER
DE CURITIBA (PR)

Atualizado às 17h28.

Antes de expor o meu pensamento sobre a greve nas universidades federais, quero deixar bem claro que respeito os motivos pelos quais os professores iniciaram essa greve. Em nenhum momento vou questionar se eles estão certos ou errados, justos ou injustos.

Professor universitário critica ação do governo para debelar greve
Leitora diz que professores de universidades federais são 'heróis'
'O homem tem dificuldade de aceitar o diferente', reflete leitor

Na minha opinião, isso tudo já passou dos limites suportáveis. Tudo bem, os professores estão no seu direito de reivindicar reajustes de salários, planos de carreira, mas e o nosso direito à educação? Se eu não me engano, no artigo sexto da Constituição Federal está bem claro esse direito que temos.

Sou de Curitiba e, sinceramente, estou com inveja dos meus amigos que cursam a Universidade Positivo, a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) ou a UniCuritiba. Eles estão tendo suas aulas normalmente, terminarão seu ano letivo no dia esperado e terão suas férias em dezembro e janeiro. Eu estou na metade do mês de agosto e continuo sem aulas, completamente perdido em relação a trabalhos, provas e notas. Em janeiro, quando era para estar descendo para a praia, estarei indo para a aula.

Divulgação
Fachada do Prédio Histórico da UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Fachada do prédio da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que está há mais de 60 dias em greve

Só quem fez cursinho sabe. Estudei como um condenado e quando passei na UFPR (Universidade Federal do Paraná) senti-me a pessoa mais importante do mundo. Fiquei orgulhoso de mim, assim como meus pais. Durante o primeiro semestre, me apaixonei pela universidade, fiz novos amigos e pretendo fazer parte da Atlética no futuro.

Porém, a greve que está acontecendo está me fazendo mudar de ideia. Começo a acreditar que essa pompa toda sobre a UFPR é apenas uma fachada. Dentro da universidade, assim como temos excelentes e renomados professores, existem professores que não estão nem aí. Faltam às aulas, mandam substituto, e o aluno que se vire. Se você, professor, soubesse o quanto nós nos orgulhamos de fazer parte da Universidade Federal do Paraná, talvez repensasse sobre o que está acontecendo hoje, com essa maldita greve.

Reitero, não estou julgando em momeno algum os motivos da greve, só questiono seu rumo. Aonde isso irá parar? Serei eu forçado a pedir transferência para uma outra universidade? Ou terei que ser um autodidata e estudar em casa? Minha paciência está se esgotando e creio que a dos meus colegas também. Por favor, aulas, voltem logo.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br ou leitor.online@grupofolha.com.br .

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página