Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

10/06/2012 - 08h44

"Histórias Fantásticas", de Adolfo Bioy Casares, chega hoje às bancas

DE SÃO PAULO

O décimo volume da Coleção Folha Literatura Ibero-Americana, que chega hoje às bancas, destaca a obra "Histórias Fantásticas" do escritor argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999). Parte de seus enredos se entrelaçam nesse livro que reuni os 14 contos publicados pelo argentino entre 1948 e 1969.

"A trama é o carro-chefe de uma história. Tudo mais, o estilo, a maneira de contar, os experimentos, deve estar a seu serviço", resumiu o escritor argentino Adolfo Bioy Casares (1914-99).

Construídas de "absurdos plausíveis", sua prosa é permeada por um fascínio pela cultura antiga e pela perplexidade diante da ciência e do comportamento moderno.

De sua imaginação sem limites, se desprendem mistérios tecidos ao redor de referências, das lendas celtas aos povos alienígenas, passando pelos perigos da tecnologia.

Ao sentenciar que "escrever é agregar um quarto à casa da vida", Casares acabou por definir, simbolicamente, a força construtiva de sua obra, que influenciou inúmeros escritores em seu país.

14.fev.1997/Clarín
O escritor argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999)
O escritor argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999)

Em seus livros, personagens comuns se veem aprisionados por enigmas fantasmagóricos, forçados a decifrar a complexa estrutura dos sentidos, em que as combinações entre realidade e aparência regem a existência diária.

"Quando estou conversando com uma pessoa, ouvindo o que ela me diz, de repente, sinto que ali há a possibilidade de uma história. Guardo aquilo na memória. Depois, conto esta história para mim mesmo", revelou o autor.

Dotada de uma manipulação hábil e carregada de ironia, a prosa de Bioy Casares é considerada uma das mais refinadas e elegantes da literatura ibero-americana.

Passeando pelas vertentes fantástica, policial e de ficção científica, o autor deve parte de seu reconhecimento a sua amizade com Jorge Luis Borges (1899-1986), de quem foi parceiro na literatura.

Em seu ensaio autobiográfico, Borges revelaria que um dos principais acontecimentos de sua vida foi o início desta amizade.

Mais tarde, em uma entrevista à Folha de 1995 , Casares resumiu a importância dessa relação: "Eu ainda acreditava no surrealismo, na liberdade absoluta, e Borges me dizia que a liberdade estava limitada pela inteligência. Graças a esse conselho, pude escrever o que escrevi."

COLEÇÃO

A Coleção Folha Literatura Ibero-Americana oferece uma seleção imprescindível de 25 renomados autores ibero-americanos. Argentina, Espanha, Peru, Colômbia, Brasil, Portugal, Cuba e México são os países que contribuem para a pluraridade da coleção.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página