Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

13/04/2013 - 08h02

Para leitora, papa Francisco engrandece a Igreja Católica

LEITORA MÔNICA CABRAL DE MELO
DE SIMÃO DIAS (SE)

Despretensioso e humilde são alguns dos adjetivos que vêm ecoando nos noticiários de todo o mundo com a finalidade de traduzir a característica mais marcante do novo papa: a simplicidade.

Curta a página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

O homem de olhar doce anunciado pela fumaça branca da capela Sistina dispensa carro oficial, adereços pomposos do traje papal e com variados gestos de disponibilidade em relação ao seu próximo, quebra, de forma enfática, o tradicional distanciamento entre os papas e seus fiéis.

Também de acordo com especulações atuais, João Paulo 2º vem sendo citado como o precursor dessa relação de proximidade entre papa e povo. Porém, Jorge Bergoglio, o papa Francisco, aprimora essa relação com a força da afetividade latina.

L'Osservatore Romano - 30.abr.2013/AP
Papa Francisco enxuga pé de adolescente em cerimônia de lava-pés na casa de detenção onde rezou missa, em Roma
Papa Francisco enxuga pé de adolescente em cerimônia de lava-pés na casa de detenção onde rezou missa, em Roma

Na terça- feira (19/3), por exemplo, na missa de coroação do seu pontificado, foi noticiado que o papa Francisco instruiu os organizadores para que não houvesse distribuição de convites para a ocupação das cadeiras na praça de São Pedro e que as pessoas as ocupassem por ordem de chegada. E assim seguem os primeiros dias do papado de Francisco: uma frequente quebra de protocolos.

Creio que por esta razão, as câmeras parecem mais ávidas para o registro dos passos de um papa que destoa, com seu afeto livre, na sisuda cidade do Vaticano. Sem dúvida, ele é um novo papa, uma nova referência.

O exercício de sua santidade apresenta manifestações de ensinamentos de Cristo, sobretudo a preocupação com as pessoas menos favorecidas socialmente, a simplicidade e disponibilidade para servir. Independente do seu conservadorismo, Francisco proporcionou a Igreja Católica um salto rico com chinelos, literalmente, franciscanos.

Mônica Cabral de Melo é psicóloga

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página