Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
28/07/2007 - 02h30

Crise aérea, Pan, defesa e educação

da Folha Online

Crise aérea

"Não senhor ministro Jobim, não! Começaste mal. A fila, normalmente, é um sinal de civilidade e de educação de um povo, e pelo qual se pode medir tanto o grau de progresso e desenvolvimento de uma sociedade, porque os serviços públicos e privados funcionam quanto para medir a qualidade de uma administração por seus responsáveis e, sendo assim, para usufrui-los, seus usuários colocam-se honesta e ordeiramente em uma posição de recebê-los, relaxados, para que cada qual, em um devido tempo justo e aceitável, possam gozá-los!
Já quando elas se formam pela incúria, má administração, descaso, desprezo, incompetência e omissão notadamente na prestação dos serviços públicos nacionais, diante da inoperância e do silêncio de seus responsáveis, é apenas e tão somente a 'boa' e velha barbárie, com o qual o governo deste país sempre trata e dispensa aos seus cidadãos!
Entendeu a diferença Excelência?"

PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

*

"Ninguém aguenta mais tanta notícia do acidente aéreo da TAM por tanto tempo. Os principais noticiários das TVs destinam mais de 70% sobre este assunto, sendo que, na verdade, estas notícias somente interessam aos familiares das vítimas e a menos de 10% da população brasileira que utilizam os aeroportos. Haja paciência."

ANTONIO DEVECHI (Curitiba, PR)

*

"No Brasil é assim. O presidente pode demitir ministros, mas não tem competência para trocar as cúpulas das agências reguladoras por força de lei. E agora o Congresso se volta contra a Anac e outras agências para encontrar meios legais para mudar isso, que eles mesmos criaram e aprovaram."

ELITON ROSA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Pan

"Lula 'escafedeu-se' e não vai aparecer na cerimonia de encerramento do Pan. Por certo não irá fazer falta. O duro é que, ainda por cima, temos que 'engolir' que é 'problema de agenda'."

GERALDO ALAÉCIO GALO (Guarulhos, SP)

-

Defesa

"A troca de Waldir Pires por Nelson Jobim no Ministério da Defesa -órgão que, ao meu ver, até agora não se firmou e não disse a que veio-, a primeira impressão parece ter sido uma decisão, embora tardia, acertada do presidente Lula. Todavia, o novo ministro, que demonstra ter capacidade e bom senso para administrar e por fim à crise do setor aeroviário, terá que ver com bons olhos a área militar e tentar aliviar as mazelas que sofrem as Forças Armadas, mal remuneradas, sucateadas a ponto de faltar alimentação nos quartéis, resultado do descaso de sucessivos governos pós 1985."

JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA (Lins, SP)

-

Futebol feminino

"A irreprimível e brilhante campanha do futebol feminino brasileiro no Pan-americano serve não só para reafirmar o talento e a coragem destas jogadoras, mas para revelar, por instantes, mais um dos preconceitos históricos que permeiam a nossa sociedade. A falta de respostas objetivas quanto à ausência de incentivos para o desenvolvimento amplo da modalidade no Brasil, quando atribuído somente à inépcia a que malditamente estamos acostumados, esconde a verdadeira resposta que a nossa cultura também não permite o diálogo franco: o machismo. Ele está na cultura do esporte que se mesclou à identidade de um país historicamente desigual, e permanece velado quando glorificamos os cinco títulos mundiais masculinos e quando estranhamos os cinco anos de defasagem do modelo de uniformes utilizados pelas mulheres.
É tempo de transformações, e estão aí mulheres que não se abateram pelas adversidades, em uma das características intrínsecas ao povo brasileiro; e o Maracanã, que vem dando boas respostas a quem sabe ler os seus sinais."

RONALDO MANTINE AULETTA JUNIOR (São Paulo, SP)

-

Educação

"'... Que não arrefeça a disposição da nova secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de pagar mais os professores que tenham melhor desempenho ...', diz o editorial 'Prêmio ao bom professor' ( Opinião, 27/7). Assino embaixo. Corajosa a secretária. Vai precisar de muito apoio da sociedade não sindicalizada."

MARIA MIRA KAIRUZ BORDIN (Presidente Epitácio, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página