Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
29/06/2011 - 02h30

Fusão, gays, imigrantes, Corpus Christi

DE SÃO PAULO

Fusão

A fusão entre o Pão de Açúcar e o Carrefour é um negócio que deve ser analisado com muita desconfiança (Mercado, 28/6). O BNDES vai ajudar a financiar com dinheiro público essa fusão, que é interessante para poucas pessoas, certamente não para os consumidores.

LUIS FERNANDO P. SANTOS (São Paulo, SP)

-

Gays

O leitor Davi Casale Aragon ("Painel do Leitor", 28/6) pede tolerância a seu direito de discordar e fala sobre o "modo de vida" dos gays. Gostaria de esclarecê-lo que sexualidade não é modo de vida. Assim como não haveria sentido em dizer, por exemplo, "o modo de vida negro", não se deve insinuar que os gays o são por escolha. O que se está pedindo não é que se goste dos homossexuais, mas que eles possam exercer seus direitos sem ser agredidos nem tê-los tolhidos, apesar de obrigados aos mesmos deveres que os demais.
Já o leitor Carmindo do Prado ("Painel do Leitor", 28/6) se diz católico e aplaude o juiz que cassou o direito à união civil homossexual em Goiás. Pode-se ser católico, isto é totalmente irrelevante num Estado laico. O que se trata aqui é de uma sublevação ao Estado de direito. Se cada juiz de primeira instância resolvesse afrontar decisões superiores, só Jesus Cristo para salvar o país da desordem, dado que há juízes que julgam não pelas leis do país, e sim de suas igrejas.

BENI SUTIAK (São Paulo, SP)

-

Parabenizo a Folha pela cobertura dos dois casos de mudança de união homoafetiva para casamento, noticiados ontem na Folha.com (Cotidiano, 28/6). A participação da imprensa tem sido inestimável para a conquista de direitos civis e democráticos. O que é lamentável é que, enquanto o país dá um salto em direção à democracia, o Congresso Nacional mantém-se inerte em meio aos seus tradicionais escândalos e interesses políticos. Até quando o Poder Judiciário terá que suprir a inércia do Legislativo?

ANDRÉ LUIZ FERREIRA CUNHA (Amparo, SP)

-

Imigrantes

Em relação à carta de Lucimar Castro Sanchez ("Painel do Leitor", 28/6), gostaria de lembrar que se nos séculos 19 e 20 o Brasil agisse como a Europa está agindo agora, milhões de imigrantes europeus e seus descendentes não seriam recebidos aqui para trabalhar em paz e ajudar a construir esta nação.

JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM (Piedade, SP)

-

Corpus Christi

No artigo "Corpus Christi" ("Tendências/Debates", 23/6), Aldo Pereira diz que "nenhuma análise de laboratório poderia detectar diferença material na composição da hóstia e do vinho por efeito da consagração".
Lanciano, Itália, ano 700. Após a consagração, a hóstia converte-se em carne e o vinho em sangue. Desde 1574 houve rigorosas provas de laboratório. Em 4 de Março de 1971, o resultado: a carne é verdadeira carne, o sangue, verdadeiro sangue. Carne do tecido muscular do coração. Carne e sangue do tipo sanguíneo AB, o mesmo encontrado no Santo Sudário de Turim, carne e sangue de pessoa viva. No sangue, além das proteínas, há também cloretos, fósforo, sódio, magnésio e potássio. A carne esta exposta numa balança em dois pratos no mesmo nível, num deles um pedaço grande e no outro uma partícula, prova incontestável de que Jesus está presente em corpo, alma e divindade na hóstia consagrada, no menor pedacinho!

ZULEIKA MELHEM (São Paulo, SP)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página