Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

21/09/2012 - 19h26

Tatu-bola foi a melhor escolha para ser a mascote da Copa do Mundo de 2014?

DE SÃO PAULO

A Fifa anunciou no último domingo (16) a mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. A opção escolhida foi o tatu-bola, que venceu outros três concorrentes: a onça, a arara e o jacaré.

Animal que só existe no Brasil, o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) tem esse nome por conta de sua habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger --quando ameaçado--, tomando o formato de uma bola.

Agora a Fifa colocou em votação o nome da mascote, que deve ser escolhido entre: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

Diante do anúncio da mascote do campeonato, o "Painel do Leitor" perguntou aos leitores:

Tatu-bola foi a melhor escolha para ser a mascote da Copa do Mundo de 2014?

SIM

Escolha feliz do mascote da Copa, pelo aspecto simpático do bicho e pela maneira como ele se defende dos predadores -- praticamente um "transformer" da natureza. Um sujeito cascudo, mas com uma boa aparência.

Gerson Luiz Novakowski (Curitiba, PR)

NÃO

O tatu-bola é a pior representação do Brasil. É um animal de aspecto grotesco --casco, garras e focinho. Além disso, vive embaixo da terra, na escuridão, o que contrasta totalmente com o atual momento do país.

Margareth V.F. Gonzales (São Paulo, SP)

MENSALÃO - NÚCLEO POLÍTICO

Se, durante o período eleitoral é imposta uma série de restrições aos candidatos, de forma a manter a igualdade na disputa, como é que é permitido que o julgamento do mensalão ocorra justamente no período eleitoral, e que imagens e notícias sejam utilizadas pela oposição na sua propaganda?

Sergio Lima - 6.set.2012/Folhapress
Os ministros Ricardo Lewandowski (revisor) e Joaquim Barbosa (relator) entram no Plenário do STF para retormar julgamento do mensalão
Os ministros Ricardo Lewandowski (revisor) e Joaquim Barbosa (relator) entram no Plenário do STF

Esperamos que a Justiça brasileira seja coerente e julgue os casos dos mensalões do PSDB, em Minas Gerais, ou do DEM, no Distrito Federal, em período eleitoral e com o mesmo ímpeto, e que o entendimento de que caixa dois é corrupção seja aplicado a todos partidos políticos. E que a imprensa também dê o mesmo destaque que está dando hoje.

Agora fica uma pergunta: por que nem a Justiça brasileira nem a imprensa se debruçaram com tanta força no escândalo da compra de votos para aprovar a reeleição no governo FHC do PSDB?

Cristiano Rezende Penha (Campinas, SP)

CINEMA

Fiquei realmente satisfeito e feliz com a escolha da pequena obra-prima do cinema nacional, "O Palhaço", de Selton Mello para tentar uma vaga no Oscar de filme estrangeiro.

Marcos Barbosa (Casa branca, SP)

ENGENHEIROS

A propósito do editorial "Importar Engenheiros" ("Opinião", 11/09/2012 - 03h30), vocês esqueceram de mencionar que o que falta ao Brasil são engenheiros jovens, pois, apesar da alegada falta de engenheiros no mercado, engenheiros experientes que estão além dos 50 anos não acham oportunidades no mercado.

Hesley Tomazetti (Valinhos, SP)

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página