Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

12/10/2012 - 23h30

Rodízio de veículo na cidade de SP, que completa 15 anos, deve ser alterado?

DE SÃO PAULO

O rodízio municipal de veículos em São Paulo fez 15 anos no sábado (6). Com uma implementação polêmica, a restrição à circulação de veículos no centro expandido se mostra insuficiente para diminuir os engarrafamentos, mas ainda extremamente necessária.

Os candidatos que foram para o segundo turno, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), pretendem continuar com o rodízio e investir no transporte coletivo. Ambos ainda descartam a ideia de implantar pedágios urbanos.

O rodízio de carros em determinados horários foi criado em 6 de outubro de 1997, pelo então prefeito Celso Pitta. A restrição original, porém, foi colocada em prática dois anos depois, com o objetivo de reduzir a poluição.

Por conta disso, perguntamos aos leitores:

Rodízio de veículo na cidade de SP, que completa 15 anos, deve ser alterado?

SIM

Visto que o trânsito nos horários do rodízio não tem melhoras significativas, precisamos de esclarecimentos das autoridades competentes que o justifiquem e o legitimem. Precisamos de estatísticas, de transparência. O rodízio serve mais como uma fonte de receitas para alguns e não para o bem-estar do contribuinte, já que muitas famílias possuem mais de um automóvel para fugir das restrições do Estado. Não podemos ser punidos por isso, pois somos estimulados a comprar automóveis com redução de IPI.

Ricardo Martins (Guarulhos, SP)

NÃO

Não deve ser alterado, pois funciona muito bem do jeito que está. O que falta, na realidade, é transporte público melhor, mais limpo e que funcione (que não deixe o cidadão se sentir preso como em uma lata de sardinhas), e inclusão de ciclofaixas nas periferias. Mudar o rodizio não vai resolver nada, o que dever ser feito é um grande investimento na cidade, ao invés de incentivo à compra de veículos. Tomara que o nosso próximo prefeito pense nisso e tome uma atitude prática, simples e que resolva.

Rafaela Verli Fernandes dos Santos (São Paulo, SP)

HADDAD E SERRA DISPUTAM 2º TURNO EM SP

Parece que teremos no segundo turno da eleição paulistana, um verdadeiro segundo round. Podemos sintetizá-lo em a luta Mensalão x Papelão.

O mensalão, utilizado por Serra para afogar Haddad no mar de lama e o Papelão, utilizado pelo Haddad para sufocar as eternas fugas de cargo do Serra.

Um duelo bastante baixo é o que se espera.

Luciano Ricardo Rocha de Souza (São Paulo, SP)

Efe/Reuters
Os candidatos a prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT)
Os candidatos a prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT)

MENSALÃO

O condenado José Dirceu disse, em reunião do PT, que "o importante é ganhar as eleições", e que só vai "lutar" contra a sua condenação após o segundo turno, para não atrapalhar. Como se vê, ele continua atuante no comando do partido. Este é Dirceu; este é o PT! Salvem-se, paulistanos!

Maria Cristina Rocha Azevedo (Florianópolis, SC)

VIOLÊNCIA

Parece-me óbvio que nossas leis foram feitas para preservar criminosos em lugar dos cidadãos. Perdemos o direito viver em segurança em prol dos "direitos humanos" de assassinos? Eu e todos os policiais mortos somos humanos, onde estão os nossos direitos? Devemos ter menos direitos que criminosos?

Lucio Eiji Fukumoto (Manaus, AM)

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página