Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

14/12/2012 - 23h00

Suspensão de meia-entrada baixará valor de ingresso para eventos no país?

DE SÃO PAULO

A questão do uso da meia-entrada, direito consagrado aos estudantes do país, está sendo debatido por empresários que promovem eventos ao vivo no Brasil.

De acordo com eles, o benefício da meia-entrada chega a atingir 90% do total da bilheteria de grandes shows internacionais e é apontado como o grande vilão do setor e o que faz aumentar o preço dos ingressos inteiros. Por isso, alguns empresários estão se organizando a fim de reduzir a proporção de meias-entradas (seja por faixa etária ou por cota) nos eventos.

Segundo Luiz Oscar Niemeyer, da Planmusic, a falsificação de comprovantes de estudantes torna a previsão da receita de um show "praticamente impossível". "Para compensar, colocamos o preço da inteira mais alto. Quem acaba penalizado com isso são as pessoas honestas", diz Niemeyer.

Será que o fim da meia-entrada proporcionaria uma baixa no preço dos ingressos, já que, por causa do alto número de meias-entradas, os ingressos inteiros tenham chegado a preços exorbitantes.

O Painel do Leitor abriu a discussão aos leitores e perguntou:

A suspensão de meia-entrada baixará valor de ingresso para eventos no país?

SIM

Atualmente quem promove espetáculos cobra um preço elevado para a entrada inteira. O motivo é que precisam cobrir os custos considerando a possibilidade e o risco de ter a casa lotada por estudantes que pagam meia-entrada. Dessa forma, são os demais usuários (adultos não estudantes) que pagam mais e cobrem o risco do espetáculo. Essa situação dificulta o acesso de todos à cultura e aumenta o risco das produções culturais.

Ana Paula Correa (Aracruz, ES)

NÃO

Não acredito que a suspensão de meia-entrada possa reduzir o valor dos ingressos no Brasil. O que vemos é uma ganância sem limite dos produtores e empresas do setor que se aproveitam da "muleta" meia-entrada para ocultar o real lucro. Há cotas de quantidade de meia-entrada, que já devem ser consideradas quando do levantamento do custo/lucro. A suspensão da meia-entrada só acarretará a redução do público em eventos culturais, a não ser que os valores dos ingressos sejam efetivamente reduzidos para atingir o público de maneira abrangente.

Almir Vicente da Silva Júnior (São Paulo, SP)

MENSALÃO

Existem várias opiniões quanto a veracidade das novas denúncias do operador do mensalão, o empresário Marcos Valério!

Mas, na minha opinião, não precisa ser muito inteligente para deduzir a veracidade delas. Basta analisar o esquema do mensalão, sendo um banco privado emprestando vultuosas quantias de dinheiro a um simples empresário sem expressão nacional e esse dinheiro sendo repassado a políticos e sabemos lá para quem mais.

Qual banco emprestaria milhões de reais a um simples empresário sem que por trás dos empréstimos houvesse um avalista de peso? Valério não denunciou a cúpula do esquema no início porque, naquele momento, além de todos serem cúmplices do esquema, tinham a certeza de que, pelo histórico da nossa Justiça, seriam todos absolvidos.

Luiz A. Pratali (Santos, SP)

Marcelo Prates - 2.dez.2011/Hoje em Dia/Folhapress
Empresário Marcos Valério, quando foi preso em dezembro de 2011, durante operação da Polícia Federal
Empresário Marcos Valério, quando foi preso em dezembro de 2011, durante operação da Polícia Federal

SÃO PAULO

O Tigre da Argentina sabia que não tinha como ganhar em São Paulo do clube paulista e veio para catimbar. Mas o São Paulo colaborou para a artimanha argentina. Sou flamenguista e torci para o São Paulo na Copa Sul-Americana e estou torcendo para o Corinthians no Mundial de Clubes, porque os considero representantes do Brasil. Mas, lamentavelmente, o grande São Paulo agiu como os piores times de várzea, não foi nada profissional e inteligente. Tentou impedir o aquecimento dos atletas do clube da Argentina no Morumbi, antes da partida, e permitiu que os gandulas demorassem na devolução da bola. O comentarista brasileiro é quem denunciou essa prática abominável dos clubes que têm mando do campo ou donos do estádio como no caso do São Paulo. E o pior, com a invasão de campo pelos torcedores do São Paulo para comemorar o título, mostrou que o estádio não tem segurança. Lógico que o Tigre não tinha como virar o jogo no segundo tempo, já que perdia de 2 a 0, mas para quem veio só para catimbar, o amadorismo do São Paulo colaborou, e muito!

Emanuel Cancella (Rio de Janeiro, RJ)

CORINTHIANS

A boa expectativa geral é a de que o Corinthians seja o novo campeão do mundial no Japão. Com muita alegria, mas sem fanatismo. Sem tornar absoluto o que tem valor relativo. O fanático costuma ser uma pessoa doente que aproveita ocasiões como esta para extravasar as suas frustrações da forma mais antissocial possível. Se o Corinthians for campeão, a polícia precisa montar um verdadeiro aparato de repressão para impedir violência e depredação no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). E também para garantir a segurança dos que estarão presentes na recepção ao time. Sem omissão, o imenso número de brasileiros de bem não pode permitir que isto aconteça de forma alguma! Lembrando ainda que, infelizmente, existe um pouco de fanatismo até em parte da própria mídia.

Luiz Antônio da Silva (Ribeirão Preto, SP)

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página