'Sonífera ilha' é música dos Titãs preferida dos leitores da Folha; ouça playlist

Banda anunciou que fará uma turnê em comemoração aos seus 40 anos no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

A música "Sonífera Ilha" foi a apontada como a música preferida da banda Titãs pelos leitores da Folha.

A banda anunciou uma turnê comemorativa de seus 40 anos de carreira com os sete membros da formação clássica do grupo. Os roqueiros vão fazer dez shows entre abril e maio do ano que vem.

Os músicos Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, dos Titãs
Os músicos Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, dos Titãs - Bob Wolfenson

"Sonífera Ilha", faixa do álbum Titãs, de 1984, obteve 10 dos 54 votos enviados pelos leitores. A enquete não tem valor científico, e três leitores não autorizaram que seus votos fossem publicados. No caso de leitores que citaram mais de uma música, foi considerada apenas a primeira menção.

"É uma música icônica dos Titãs", opinou o professor Éder Lima de Albuquerque, 49, de Brasília (DF).

"Marcou uma época importante da minha fase infanto-juvenil", afirmou o representante comercial Gilvan Torres, 52, de São Paulo (SP).

A segunda música mais votada foi "Marvin", do mesmo álbum, com oito votos.

"Perdi meu pai aos 13 anos, semelhante ao personagem da música, em que todas as estrofes correspondiam a um olhar interno meu", afirmou o professor universitário Warley Francisco de Araújo Pereira, 50, do Rio de Janeiro (RJ), ao justificar sua escolha por "Marvin".

"A história contada na música sempre chamou a minha atenção. Me faz pensar quantas pessoas têm essa história de vida", afirmou a professora Eliana Maciel Cacero, 48, de São Paulo (SP)

"É o retrato de todas as mudanças de gerações", opinou o psicólogo Luiz Carlos Carvalho, 72, de Belo Horizonte (MG).

Em terceiro lugar, com quatro votos, ficou "Go back", também do álbum Titãs.

"Tem uma atmosfera gostosa que pode relembrar a infância, um namoro, um período gostoso da vida. Uma música que traz sentimentos muito bons, não só do que passou mas também do que pode vir", afirmou Piter Kerscher, 34, assistente administrativo em São José (SC).

Empatados no quarto lugar, com três votos cada, aparecem "Bichos escrotos" (do álbum Cabeça Dinossauro, de 1986), "Flores" (Õ Blésq Blom, de 1989), "Os cegos do castelo" (Acústico MTV, de 1997), "Epitáfio" (A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, de 2001).

"Afinal, eles saíram do esgoto, espero que voltem logo", afirmou o químico Carlos Fernando Niedersberg, 55, de Porto Alegre (RS), sobre sua escolha por "Bichos escrotos".

"É rock puro e me lembra minhas filhas, ainda pequenas, e toda a criançada presente nas festas de aniversário delas, cantando a plenos pulmões o trecho 'oncinha pintada, zebrinha listrada, coelhinho peludo, vão se foder", contou o jornalista Marco Antonio Zanfra, 66, de Florianópolis (SC).

Sobre "Epitáfio", a jornalista Simone Regina Maia Franco, 52, de Brasília (DF), disse: "É uma música bela, profunda, que nos faz pensar e valorizar as coisas simples da vida".

Obtiveram dois votos: "Polícia", "Comida", "A melhor banda de todos os tempos da última semana", "Lugar nenhum" e "Diversão".

"Nos dias de hoje, fica escancaradamente claro a que interesses servem as polícias: para o preto, pobre e favelado, truculência e morte; para os do andar de cima, cumplicidade no crime", afirmou Marcos Antônio da Silva, 46, oficial de Justiça em Londrina (PR), sobre sua escolha.

Somaram apenas um voto: "Enquanto houver sol", "Miséria", "Homem primata", "Domingo", "Toda cor", "Aa Uu", "Clitóris", "Não vou me adaptar", "Agora" e "Nomes aos bois".

"Ninguém faz uma música dessa, na época na qual foi feita, sem ter genialidade e humor e sátira", afirmou Hermano Campos Reis, 61, engenheiro em Belo Horizonte (MG), sobre sua escolha por "Aa Uu".

"Vejo hoje meu filho de 20 anos escutando a música com a mesma pegada da época. Incrível, transcendeu gerações! Resta saber quem fez o Aa e quem fez o Uu!? Sucesso na turnê! Se tiver acessibilidade no local e vier a BH, levo minha família."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.