Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2012 - 12h16

Cesare Battisti vai a evento do Fórum Social no RS

Publicidade

DE PORTO ALEGRE

O italiano Cesare Battisti, exilado no Brasil e condenado por assassinatos em seu país, esteve no primeiro evento do Fórum Social no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (24), no palácio do governo.

Foi em um encontro do Conselho de Desenvolvimento do governo do Estado com o diretor-geral da FAO (braço da ONU para alimentação e agricultura), José Graziano, no Palácio Piratini, sede do governo, em Porto Alegre.

Fórum Social Mundial começa hoje com 'ecoagenda'

Battisti circulou como participante do Fórum. Disse a jornalistas que não iria participar de manifestações e que a sua ªcondiçãoº não permite envolvimento na política do país.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), também estava no encontro. Foi na gestão de Tarso no Ministério da Justiça que o governo federal autorizou a permanência do italiano no país, o que só foi ratificado após decisão do Supremo Tribunal Federal.

Antes de ser liberado, em 2011, Battisti passou mais de quatro anos preso no Brasil.

A assessoria do governador disse que o convite para que o italiano participasse do evento não partiu do governo e que ele compareceu porque o encontro era aberto ao público. Segundo o Estado, Tarso não terá nenhuma agenda com Battisti.

O italiano veio ao Fórum Social a convite do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro.

Na próxima quinta, ele vai lançar dentro do evento um livro de ficção chamado "Ao Pé do Muro".

A abertura oficial do Fórum Social acontece durante à tarde, com uma marcha no centro de Porto Alegre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página