Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2012 - 13h30

Jucá diz que oposição quer politizar caso sobre Casa da Moeda

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

A base governista no Senado deve blindar o ministro Guido Mantega (Fazenda) e derrubar os requerimentos da oposição que pedem que ele fale na Casa sobre a demissão de Luiz Felipe Denucci da presidência da Casa da Moeda por suspeita de corrupção.

Mantega, no entanto, deve ir à Comissão de Assuntos Econômicos em março, segundo o líder do PT, Walter Pinheiro (BA), para falar sobre o cenário econômico internacional, como é tradição na reabertura dos trabalhos do Senado.

PTB fez um 'favor' ao aprovar indicado para Casa da Moeda, diz Jefferson
Diretor da Casa da Moeda contratou empresa sem licitação
Mantega determina sindicância para apurar escândalo da Casa da Moeda
PMDB quer explicações do ministro da Fazenda sobre Casa da Moeda
Suspeita de propina derruba presidente da Casa da Moeda
Mantega sabia de apuração sobre chefe da Casa da Moeda

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a oposição quer politizar um caso que já teve um desfecho, com a saída de Denucci, e criar uma crise fictícia.

Jucá afirmou que fez uma consulta aos líderes da base e que a blindagem não é uma posição apenas do Palácio do Planalto.

"Ele [Denucci] foi demitido. Nós vamos recomendar contrariamente aos requerimentos. O ministro não deve vir falar sobre esse caso. Essa é a orientação da base. Não temos que politizar esse fato e criar uma crise fictícia."

Para Pinheiro, a ida de Mantega ao Congresso para falar sobre a Casa da Moeda não trará fatos novos, porque já foi aberta uma sindicância para analisar as denúncias, e é uma questão "superada".

"O ministro não tem bola de cristal para adiantar o resultado desse inquérito. A vinda do ministro com essa finalidade está superada. O ministro deve vir à Casa no mês de março para falar sobre economia."

O petista completou: "Ele certamente fará sua apresentação na Comissão de Assuntos Econômicos com sempre fez. Se nesse dia quiser abordar nesse tema, sem problema, focar isso agora não é uma questão essencial. Vamos acompanhar toda apuração".

Mantega e o PTB não se entendem quanto à indicação de Denucci. O ministro diz que o partido é o padrinho político do ex-presidente da Casa da Moeda. O partido alega que fez um favor ao ministro ao chancelar o nome de Denucci para a Casa da Moeda e alertou que ele estaria envolvido em irregularidades.

O Planalto trabalha para esfriar a crise. Denucci foi exonerado após o governo descobrir que a Folha fazia reportagem sobre esquema com contas no exterior e "offshores".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página