Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2012 - 10h30

Promotoria faz busca na Prefeitura de Limeira

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O Ministério Público de São Paulo fez ontem uma operação de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Limeira (151 km da capital).

Os promotores investigam supostas fraudes cometidas em licitações da cidade.

Entre as 9h e às 13h30, policiais militares cercaram o prédio da prefeitura, no centro da cidade, enquanto os integrantes do Ministério Público recolhiam documentos.

Os promotores do Estado procuravam dados sobre 55 licitações sob suspeita.

A ação foi um desdobramento de investigação sobre suposto enriquecimento ilícito de parentes do prefeito afastado, Silvio Félix (PDT).

Durante a ação, a entrada e a saída do prédio sofreram restrições, e as pessoas chegaram a ser revistadas pela Polícia Militar. O caso tramita sob segredo de Justiça.

SUSPEITA

Segundo a prefeitura, promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) vistoriaram o gabinete do prefeito afastado e também do atual titular do cargo, Orlando Zovico (PDT), além de alguns setores da prefeitura --como o de contratos.

O Ministério Público apura desde junho de 2011 suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo familiares de Félix --entre os quais a sua mulher, Constância Silva, e os filhos Maurício e Murilo.

Os três chegaram a ser presos em novembro do ano passado, mas acabaram soltos ao final de cinco dias.

AFASTAMENTO

Após as prisões, a Câmara Municipal de Limeira instaurou uma Comissão Processante para investigar a eventual participação de Félix no episódio.

Os vereadores da cidade aprovaram então o afastamento do prefeito enquanto durassem as investigações.

Félix se manteve no cargo até meados de janeiro deste ano por força de uma liminar (decisão judicial provisória).

Uma decisão posterior, porém, avalizou o afastamento provisório do prefeito, e com isso Zovico, o vice, assumiu a administração de Limeira.

Zovico afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá prestar os esclarecimentos necessários ao Ministério Público.

Ele declarou ainda que tem colocado a administração à disposição do Ministério Público para qualquer apuração, "caso tenha ocorrido alguma irregularidade".

OUTRO LADO

A reportagem não conseguiu contato ontem com o advogado do prefeito afastado de Limeira, Silvio Félix (PDT). Foram deixados dois recados no escritório e um no celular, mas não houve resposta até a conclusão desta edição.

No dia das prisões de sua mulher e filhos, Félix disse acreditar na inocência dos parentes e afirmou que todos os rendimentos das empresas da família são regulares.

Para comprovar os faturamentos, o pedetista apresentou documentos fiscais à Comissão Processante que o investiga na Câmara Municipal.

Em seu blog, Félix argumentou que o caso se tornou uma "guerra político-partidária com intervenção de autoridades", em que adversários políticos empregam "falsos argumentos" para "tentar derrubar aquele que está no poder".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página