Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2012 - 17h41

Amorim lamenta acidente em base brasileira na Antártida

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ministro da Defesa, Celso Amorim, divulgou nota de pesar neste sábado (25) após ter sido informado pelo comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, sobre o acidente ocorrido durante esta madrugada na EACF (Estação Antártica Comandante Ferraz), na Antártida.

Segundo o ministério, Amorim recebeu a notícia no início da manhã e, em seguida, informou a presidente, Dilma Rousseff, do ocorrido.

O ministro ouviu do comandante da força marítima um relato das providências tomadas para contenção do incêndio na base e para auxílio imediato às pessoas que estavam no local na hora do incêndio. Entre elas estão pesquisadores e militares.

jan.2010-Eduardo Geraque/Folha Imagem
Panorâmica com a baía do Almirantado, a estação de pesquisa Comandante Ferraz (na parte de baixo)
Panorâmica com a baía do Almirantado e a estação de pesquisa Comandante Ferraz (na parte de baixo)

Segundo informações da Marinha, o incêndio ocorreu na "praça de máquinas", local onde ficam os geradores de energia da EACF, e causou uma explosão que destruiu a estação --base militar brasileira de pesquisas na Antártida, na madrugada deste sábado.

O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos estão desaparecidos. Já o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi e será transferido ainda hoje para Punta Arenas e, depois, para o Rio de Janeiro.

A base tinha uma infraestrutura que incluía laboratórios científicos bem equipados, dormitórios e cozinha industrial, biblioteca, oficinas e instalações técnicas para embarcações usadas em expedições.

A Marinha disse estar "extremamente consternada" com o ocorrido. A estação, que começou a operar em 1984, atualmente abrigava 59 pessoas.

Uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) estava programada para partir às 16h, do Rio, para a cidade de Punta Arenas, a fim de trazer ao Brasil o pessoal que estava na estação. O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, estará nessa aeronave para coordenar as ações necessárias.

A previsão inicial de chegada do voo à capital fluminense é a manhã deste domingo.

Carolina Daffara/Editoria de Arte
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página