Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2012 - 17h29

Dilma deve enfrentar protestos de entidades em sua viagem aos EUA

Publicidade

DE SÃO PAULO

Entidades ambientalistas devem aproveitar a viagem de Dilma Rousseff a Washington, nos Estados Unidos, para fazer manifestações de apoio aos movimentos sociais e indígenas e protestar contra as políticas sociais e ambientais do governo brasileiro.

Segundo as entidades Xingu Vivo e Amazon Watch, os manifestantes devem usar cartazes e palavras de ordem como slogans como "Reforma agrária já! Nenhuma megabarragem na Amazônia! Veto ao Código Florestal! Parem de matar ativistas!".

Os manifestantes prometem se encontrar em uma universidade da capital norte-americana e marchar até a Embaixada Brasileira. Na embaixada, ocorrerá um ato em memória da missionária Dorothy Stang, Chico Mendes, os 19 militantes do MST assassinados em Eldorado dos Carajás, e os lideres extrativistas do Pará, José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo.

O objetivo do protesto, dizem as entidades, é fazer uma alertar para os problemas sociais e ambientais que ocorrem no país que, em junho, sediará a Rio +20, cúpula da ONU para o meio ambiente.

Dilma faz sua primeira visita oficial aos EUA como presidente. Na passagem, terá foco nas relações comerciais, energia e negócios, segundo anteciparam os dois governos. Em março de 2011, o presidente Barack Obama, veio ao Brasil em visita oficial.

A situação na Síria e a forma como o Brasil poderia contribuir para reforçar a pressão internacional sobre o regime do presidente Bashar al-Assad pode ser outro tema abordado pelos mandátarios.

Segundo a Casa Branca, Brasil e EUA também querem aproveitar a ocasião para promover a integração regional às vésperas da 6ª Cúpula das Américas, que será realizada em Cartagena das Índias (Colômbia) em 14 e 15 de abril.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página