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04/05/2012 - 12h33

Câmara de Curitiba acaba com contratação de agências de publicidade

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ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Depois de uma série de denúncias sobre o uso irregular de verbas de publicidade, a Câmara Municipal de Curitiba decidiu, nesta quinta-feira (3), suspender a contratação de novas agências de publicidade para a Casa.

A partir de agora, segundo o presidente da Câmara, vereador João do Suco (PSDB), o legislativo municipal não terá mais verbas para divulgação dos atos da Casa em veículos de comunicação. "Só para os atos oficiais", afirmou.

Reportagens do jornal paranaense "Gazeta do Povo" divulgadas no mês passado mostraram que parte da verba publicitária da Câmara nos últimos cinco anos foi repassada a empresas ligadas aos vereadores, para sustentar seus próprios veículos de comunicação ou programas de rádio ou TV.

O dinheiro era repassado em troca da veiculação de notícias sobre a Câmara.

Em junho do ano passado, também foi revelado que o então presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), havia firmado contratos publicitários com a agência publicitária de sua mulher, num total de R$ 5,1 milhões.

Uma CPI chegou a ser instaurada para investigar os contratos da Casa, que somavam R$ 34 milhões ao longo de cinco anos. Derosso, que era presidente da Câmara há 14 anos, renunciou ao cargo e agora enfrenta um processo de expulsão de seu partido.

O atual presidente, João do Suco, disse que este é um "novo momento" para a Câmara, e afirmou que o dinheiro economizado com a suspensão dos contratos de publicidade irá "retornar ao município". "Buscamos total transparência, dentro de uma nova cultura, de quebra de paradigmas", afirmou.

A economia prevista com a suspensão da licitação é de R$ 1 milhão, até o final do ano.

 

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