Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2012 - 11h05

Conferência define 80 propostas para aumentar transparência

Publicidade

DE BRASÍLIA

Cerca de 1.200 pessoas estão reunidas nesta sexta-feira (18) em Brasília para discutir propostas para aumentar a transparência nos gastos públicos dos três poderes.

A Consocial (Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social) vai discutir cerca de 400 propostas debatidas desde o ano passado em encontros estaduais e pela internet.

A ideia é levar cerca de 80 propostas ao governo para que elas sejam implementadas através de leis e outras regulamentações.

Entre as propostas estão algumas que pretendem melhorar a linguagem dos portais de gastos públicos na internet, o endurecimento das penas para os crimes de corrupção para até 50 anos de prisão e até a inclusão no currículo escolar do tema do controle social.

O ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Jorge Hage, pretende que Consocial inaugure um processo permanente de incentivo à participação da sociedade no controle dos gastos públicos como forma de aumentar e melhorar o combate à corrupção.

Segundo ele, a implantação da lei de acesso à informação nesta semana foi mais um passo para mudar uma cultura de 500 anos de segredo nos processos públicos.

"Não existe desinfetante mais poderoso que a luz do sol. O segredo agora passa a ser exceção. Temos que continuar avançando e pressionando [por mais transparência]", disse o ministro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página