Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2012 - 19h47

Após anúncio do PSB, PT reafirma candidatura em Recife

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O PT de Pernambuco divulgou nota nesta sexta-feira (22) em que reafirma a pré-candidatura do senador Humberto Costa à Prefeitura de Recife.

A nota é uma resposta à carta divulgada ontem pelo PSB, em que os socialistas anunciam aos partidos aliados a pré-candidatura do ex-secretário estadual de Planejamento e Gestão, Geraldo Julio.

No documento, o presidente do PT de Pernambuco, Pedro Eugênio, diz que ainda espera a continuidade da parceria política entre os dois partidos.

O dirigente afirma que o PT "tem feito incontáveis gestos de unidade e solidariedade ao PSB" nas "últimas décadas". E nacionaliza a questão, ao lembrar os investimentos feitos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, Estado governado pelo presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

A nota cita como exemplos a refinaria Abreu e Lima, o estaleiro Atlântico Sul e a ferrovia Transnordestina. As obras federais ajudaram Campos a conquistar a popularidade que ele usa agora para impulsionar a pré-candidatura do PSB.

Na carta que enviou aos aliados, o PSB afirma que tomou a decisão de propor um candidato "diante do iminente risco de fragmentação da Frente Popular do Recife", a coligação encabeçada pelo PT que comanda a prefeitura da capital pernambucana há 12 anos.

O PT, que governa Recife há 12 anos, enfrenta crise interna em Pernambuco. Uma intervenção da cúpula nacional do partido vetou a candidatura à reeleição do atual prefeito, João da Costa, e entregou ao senador Costa a pré-candidatura da sigla.

Os socialistas chegaram a oferecer a vaga de vice aos petistas, mas Humberto Costa recusou. O PTB e o PC do B estão sendo sondados para o posto.

Isolado, o PT pode lançar uma chapa "puro sangue", com o ex-prefeito João Paulo como vice. A oposição, que pretendia disputar a eleição com quatro candidatos, pode reduzir suas opções para dois ou apenas um postulante.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página