Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2012 - 15h53

Trabalhadores rurais acampam em frente a fazenda do grupo Opportunity

Publicidade

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Atualizado às 17h53.

Um grupo de trabalhadores rurais montou acampamento nesta segunda-feira (9) em frente a uma fazenda ligada ao banqueiro Daniel Dantas, no sudeste do Pará, para pressionar por sua desapropriação na Justiça.

Eles são da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e estão do lado de fora da fazenda Itacaiunas, da Agropecuária Santa Bárbara (ligada ao grupo Opportunity do banqueiro Daniel Dantas), no município de Marabá (684 km de Belém).

De acordo com a Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá, há cerca de cem pessoas acampadas, armadas com enxadas e facões. Não houve conflito e eles não chegaram a invadir a fazenda, segundo a polícia.

Eles chegaram à fazenda na segunda-feira (9) e nesta terça-feira (10) a polícia esteve no local para intermediar um acordo entre os trabalhadores rurais e os funcionários da fazenda.

"Os trabalhadores concordaram em não impedir o trânsito dos funcionários, mas avisaram que só sairão do local depois de uma decisão da Justiça sobre a desapropriação", afirmou o delegado Victor Leal.

Segundo ele, os empregados da fazenda estão apreensivos com a possibilidade de uma invasão.

A Santa Bárbara havia divulgado que os trabalhadores rurais tinham invadido a propriedade e fizeram os funcionários de refém, mas esse fato não foi confirmado pela polícia, que afirma que os trabalhadores estão apenas do lado de fora.

A CPT (Comissão Pastoral da Terra) divulgou nota afirmando que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) entrou na Justiça Federal com uma ação pedindo a desapropriação da fazenda e que os trabalhadores querem agilidade na decisão da Justiça.

O Incra declarou a fazenda improdutiva e por isso entrou com o pedido de desapropriação. A Santa Bárbara afirma que também entrou na Justiça para provar que a fazenda é produtiva e diz que ela é usada para a reprodução de gado em um projeto pecuário de melhoramento genético.

Há três semanas, uma tentativa de invasão do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) a uma outra fazenda da Santa Bárbara --a fazenda Cedro, entre Marabá e Eldorado do Carajás-- terminou com 12 feridos a bala.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página