Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2012 - 15h50

Senado seguirá modelo da Câmara para divulgar salários, diz Sarney

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado vai seguir o mesmo modelo da Câmara para divulgar os salários dos seus servidores. A partir do dia 31 de julho, o site da Casa na internet vai divulgar as remunerações de todos os funcionários, assim como dos parlamentares, acompanhadas de seus nomes.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta terça-feira (17) que a decisão é para que a decisão serve para as duas Casas Legislativas e o TCU (Tribunal de Contas da União) sigam modelo semelhante na divulgação dos salários. "Nós tentamos fazer uma plataforma junto com TCU e Câmara dos Deputados. Nossas equipes estão em contato para procurarmos o máximo possível fazermos da mesma maneira", afirmou.

No Senado, a ideia é não divulgar informações consideradas como "particulares" dos servidores, como pagamentos de pensão ou empréstimos consignados.

Ontem, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), assinou atos que regulamentam a divulgação dos salários. A Casa vai também divulgar informações referentes à cota parlamentar, que incluem os gastos dos deputados.

A divulgação segue a decisão do governo federal de ampliar a transparência sobre os salários pagos na administração pública, quando a nova Lei de Acesso à Informação entrou em vigor. O Executivo já publica na internet os salários de seus servidores.

Decreto da presidente Dilma Rousseff, que regulamentou a lei, determina a divulgação de dados detalhados sobre a remuneração recebida pelos servidores públicos, de forma individualizada.

Antes da mudança, o governo publicava tabelas genéricas de vencimentos e indica os cargos ocupados por seus funcionários, mas não informava quanto cada um ganhava além do salário básico da função.

+ Canais

+ Notícias em Poder

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página