Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2012 - 16h35

Candidatos voltam a prometer transporte marítimo em Florianópolis

Publicidade

GIOVANA PERINE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FLORIANÓPOLIS

Pela terceira eleição consecutiva, os candidatos à Prefeitura de Florianópolis colocam na lista de promessas a adoção do transporte marítimo como alternativa para ligar a ilha da capital catarinense à sua parte continental.

Os projetos propõem o uso de transporte coletivo por mar para desafogar as pontes, que frequentemente ficam congestionadas.

No debate promovido por órgãos ligados ao turismo nesta terça (24), a candidata do PC do B, Angela Albino, criticou a demora na execução dos projetos propostos por vários setores da sociedade. "Pesquisa revelou que 93% da população quer o transporte marítimo", afirmou.

Segundo o candidato Gean Loureiro (PMDB), apoiado pelo atual prefeito Dário Berger (PMDB), nos últimos anos houve avanços. Ele disse que, se eleito, pretende iniciar rapidamente, em caráter experimental, o transporte na baía sul.

Já o candidato Cesar Souza Junior (PSD) afirmou que o transporte marítimo entre a capital e os municípios da região metropolitana só terá resultado se for integrado com terminais rodoviários.

Os três candidatos também destacaram a urgência em se construir um terminal para cruzeiros na capital.

Essa é uma das principais reivindicações do setor turístico, já que a maioria dos navios só não passa pela cidade porque não há terminal.

O candidato do PSOL, Elson Manoel Pereira, apresentou restrições aos transatlânticos, por questões ambientais.

SAZONALIDADE

Outra reivindicação de empresários do setor é um plano para reduzir a sazonalidade no turismo. Os candidatos foram unânimes em destacar a importância de atrair eventos de negócios, culturais e esportivos fora do verão.

Cesar Souza Junior criticou a atual administração. Segundo ele, a cidade não participou de grandes feiras de turismo realizadas na Alemanha e na Argentina nos últimos meses. Antes de sair candidato, ele era aliado político do prefeito e o secretário de Turismo do Estado.

Gean Loureiro rebateu as críticas afirmando que a atual gestão colocou em prática, juntamente com o Estado, um novo centro de eventos, e ampliou o calendário de verão, com eventos natalinos.

Manoel Pereira disse que a cidade precisa destacar a própria identidade. "Não somos Saint-Tropez ou Cancún", afirmou, em referência aos balneários da França e do México

Angela Albino destacou a importância do turismo ecológico para atrair visitantes ao longo de todo o ano. Segundo ela, as trilhas pelas praias da cidade são uma aventura, não pela topografia, mas pela falta de segurança. "Precisamos dar mais condições de segurança e informação para o turista."

O debate foi realizado com os quatro candidatos de partidos que têm representantes na Câmara dos Deputados. Também disputam a eleição para prefeitura de Florianópolis Gilmar Salgado (PSTU) e Janaina Deitos (PPL).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página