Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2012 - 14h08

No Rio, horário eleitoral começa com depoimentos de Lula, FHC e sem Cabral

Publicidade

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

O horário de propaganda eleitoral de candidatos à Prefeitura do Rio começou nesta quarta-feira com declarações de apoio dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, mas sem a fala do governador do Estado, Sérgio Cabral Filho (PMDB).

Lula foi usado para abrir o programa de Paes, em depoimento sobre o Rio, gravado na semana passada. A presidente Dilma Rousseff também apareceu em imagens gravadas em inauguração de unidades do Minha Casa, Minha Vida.

Principal fiador da eleição de Paes em 2008, Cabral não foi citado no programa e também não deu depoimento. Ele aparece primeiro encoberto por Dilma e, em seguida, por um segundo acenando de um carro ao lado de Paes.

A união entre os governos federal, estadual e municipal, mote da última campanha do peemedebista, foi apenas mencionada rapidamente ao falar sobre o aumento da construção de casas populares graças ao Minha Casa, Minha Vida.

O programa utilizou seis personagens para contar o que chamam de "bom momento da cidade". A estratégia é uma forma de não cansar o eleitor com exposição excessiva de Paes, que tem 16 minutos e 17 segundos de tempo, mais da metade de todo o bloco do horário eleitoral.

Ameaçado por milicianos, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) mostrou os dois filhos e a mulher. Usou também depoimento do cantor Chico Buarque.

FHC foi usado para abrir a campanha do deputado Otávio Leite (PSDB). Ele também usou o depoimento dos tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Marcello Alencar. O programa foi usado basicamente para apresentar o candidato. Ao descrever sua trajetória política, Leite afirma que foi eleito vice-prefeito em 2004, sem explicitar que estava na chapa do ex-prefeto César Maia (DEM).

O deputado Rodrigo Maia (DEM), por sua vez, mostrou depoimento de toda a família, inclusive do pai, César Maia (DEM). O ex-prefeito disse que o candidato é "muito mais ouvinte e paciente". A vice da chapa, Clarissa Garotinho (PR), foi a única a falar neste primeiro bloco do horário eleitoral. Descreveu Rodrigo Maia como "uma pessoa de diálogo". Ela é filha do ex-governador e deputado Anthony Garotinho (PR).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página