Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2012 - 18h23

PT consegue barrar uso de imagem de Dilma pelo PSB em Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

A Justiça Eleitoral concedeu nesta segunda-feira (27) liminar favorável ao PT de Campinas (93 km de SP) para que o concorrente na disputa à prefeitura Jonas Donizette (PSB) deixe de veicular imagens da presidente Dilma Rousseff na propaganda eleitoral.

Chalita derruba liminar do PT e exibirá Dilma na TV

O advogado de Donizette, Flávio Pereira, afirmou que irá recorrer da decisão, mas, enquanto não houver nova medida, os programas serão alterados. Segundo ele, o candidato poderá continuar afirmando, mas sem usar imagens da presidente, que integra a base do governo Dilma e que, por isso, contará com apoio do Planalto se for eleito.

O PT entrou com uma ação no último sábado (25), alegando que o candidato que tem o apoio de Dilma na cidade é o petista Marcio Pochmann e, por isso, Donizette não poderia aparecer ao lado de uma imagem da presidente na campanha.

O partido já havia tentado liminares semelhantes em Belo Horizonte e Recife, mas não tinha conseguido decisão favorável da Justiça. Em Campinas, foi adotada uma nova estratégia, de acumular várias propagandas do adversário.

De acordo com a decisão do juiz eleitoral Fábio Hillal, o PSB de Campinas não pode "utilizar a imagem da presidenta em seu programa eleitoral como o fazem" porque essa conduta contraria a legislação eleitoral e "pode confundir o eleitor".

De acordo com Pereira, será alterado o trecho em que Donizette aparece entre uma foto do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e outra de Dilma.

"Desde o início, o que afirmamos é que o Jonas compõe a base do governo Dilma, e isso foi reconhecido", afirmou Pereira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página