Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2012 - 14h08

Ciro Gomes critica medidas anticrise e fala em 'câncer' na economia

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O ex-ministro da Fazenda e ex-governador Ciro Gomes disse nesta quinta-feira (30) que a economia brasileira precisa tratar um "câncer" e criticou as medidas adotadas pelo governo Dilma Rousseff para enfrentar a crise internacional.

Ele esteve em Porto Alegre para um evento de campanha de seu partido, o PSB.

Ciro disse que o modelo econômico adotado pelos governos do PT desde a Carta ao Povo Brasileiro, divulgada pelo partido na campanha de 2002 com compromissos de gestão, "se exauriu". "Foi suficiente para ganhar três eleições, mas não é suficiente para resolver o problema estratégico do país", disse. Naquele ano, ele também foi candidato a presidente.

Alan Marques-17.nov.2011/Folhapress
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda, fez críticas à política econômica do país
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda, fez críticas à política econômica do país

O ex-ministro afirmou ainda que a economia está ameaçada de estagnação por uma questão "estrutural". "Não tem uma diretriz. De repente tem uma crise, a Dilma chama a turma e diz: `o que tem de concessão para fazer?' Faz um pacote, coloca um envelope publicitário e manda ver."

Ao falar sobre deficit do país em transações correntes com o exterior, definiu o problema como um "sintoma de um câncer econômico". "Se não fizer um tratamento talvez seja tarde demais. E vai degringolar, é só uma questão de tempo."

Mais tarde, Ciro disse que suas declarações não são uma crítica à presidente. Falou que seu "dever" é ponderar questões do tipo. Ele elogiou Dilma pela redução dos juros e por trazer o Banco Central "para domínio público".

"Talvez eu seja o brasileiro que [mais] saiba quanto risco ela está correndo."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página