Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2012 - 06h45

Presidente da Valec, estatal de ferrovias, pede demissão

Publicidade

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA

José Castello Branco pediu anteontem demissão do cargo de presidente da estatal de ferrovias Valec, menos de um ano após ser nomeado.

A Valec tem um longo histórico de corrupção e dificuldades de executar as duas mais importantes obras ferroviárias do país, as ferrovias Norte-Sul e a Oeste-Leste, as duas muito atrasadas.

Engenheiro e professor universitário, Castello Branco foi chamado para a estatal no ano passado, após toda a diretoria cair por denúncias de superfaturamento.

Seu trabalho na Valec foi afetado por problemas deixados pela gestão anterior (projetos inadequados, suspeitas de superfaturamento, má administração de contratos).

As decisões que Castello Branco tomou para sanear as irregularidades identificadas antes de sua chegada quase paralisaram as obras.

Em vez de renegociar, rompeu contratos licitados na gestão de seu antecessor no cargo --José Francisco das Neves, o Juquinha, que chegou a ser preso neste ano.

No caso da Norte-Sul, o engenheiro deixou que os contratos vigentes no trecho entre Palmas (TO) e Goiás, suspeitos de irregularidades, se encerrassem sem que a obra fosse concluída.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página