Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2012 - 20h30

Em pronunciamento na TV, presidente do TSE exalta Lei da Ficha Limpa

Publicidade

ERICH DECAT
DE BRASÍLIA

Em pronunciamento, em cadeia de rádio e TV, a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, exaltou a criação da Lei da Ficha Limpa em vigor desde 2010 e a importância de se votar nas eleições municipais.

Neste domingo (7), a previsão é que 138.544.348 eleitores compareçam às urnas para o primeiro turno das eleições municipais. Em jogo está a escolha de 5.568 prefeitos e 57.434 vereadores.

"Você, cidadão, é o autor da Lei da Ficha Limpa. Nós, juízes, garantiremos a sua aplicação. Mas quem vota é você e é o voto que faz o país acontecer. E assim você escolhe se quer ser agradecido ou perdoado pelos que vierem depois", diz Cármen Lúcia em parte do discurso.

"O voto não é apenas um nome: é o país em construção. Juntos, traçamos no nosso rumo, aproveitando o vento, mas desenhando nossa própria rota", acrescenta a ministra em outro trecho.

Antes de encerrar o comunicado, ela convidou o eleitor a usar a liberdade de poder escolher os próximos representantes municipais.

"Essa sua liberdade é fruto de conquista. Essa sua liberdade é fruto da cidadania. Acredite em você. Exerça a sua liberdade. Faça o presente que você quer e prepare o futuro que você busca. Neste domingo, vote limpo. Porque o Brasil merece. Porque você merece".

Para pode acompanhar as eleições de Brasília, a ministra, que nasceu em Minas Gerais, transferiu o título de eleitor para a capital do país, onde não há eleições municipais.

LEIA A ÍNTEGRA PRONUNCIAMENTO

Boa noite. Peço licença a todos para um minuto da sua atenção nesta véspera das eleições municipais 2012.

Cumpro meu dever de lembrar a cada brasileiro que este domingo traz a especial condição de ser mais um no qual os eleitores dos municípios irão às urnas. Cresci ouvindo que o Brasil era o país do futuro. Cômoda forma de dizer que nada se queria ou se podia fazer.

Nem precisava. O futuro viria de qualquer jeito. Mas sempre pensei que não queria viver de qualquer jeito, ou do jeito que os outros quisessem. Que haveria uma forma de fazer as coisas do nosso jeito. Do que pode nos fazer melhores, felizes segundo nossas escolhas.

Então aprendi que não havia mágica na história pessoal ou da cidade, porque presente e futuro a gente constrói. O humano é um fazer a cada dia. E é assim que, a cada eleição, recriamos o Brasil.

Porque o país, fazemos juntos. Democracia, nós construímos. Brasil que queremos é Brasil justo, igual, honrado e limpo. Não é que seja fácil, mas viver também não é. E seguimos vivendo.

E você, cidadão, é autor da sua história, e o amanhã se planta hoje. No seu voto, você escolhe o seu presente e prepara o futuro.

O voto não é apenas um nome: é o país em construção. Juntos, traçamos no nosso rumo, aproveitando o vento, mas desenhando nossa própria rota.

Você, cidadão, é o autor da Lei da Ficha Limpa. Nós, juízes, garantiremos a sua aplicação. Mas quem vota é você e é o voto que faz o país acontecer. E assim você escolhe se quer ser agradecido ou perdoado pelos que vierem depois.

Você é livre para votar em quem quiser como seu representante. Você é livre para construir a cidade e o Brasil no qual quer viver.

Prefeitos e vereadores eleitos neste domingo serão os que representam a sua decisão. E você decidirá com total liberdade. Quem é livre é responsável. E responsabilidade é libertação: do que foi e não deu certo, do que deu certo, mas pode ser melhor.

Essa sua liberdade é fruto de conquista. Essa sua liberdade é fruto da cidadania. Acredite em você. Exerça a sua liberdade. Faça o presente que você quer e prepare o futuro que você busca.

Neste domingo, vote limpo. Porque o Brasil merece. Porque você merece.

Muito obrigada pela sua atenção. Tenham todos um ótimo domingo e uma excelente eleição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página