Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2012 - 20h31

PT busca sindicatos e PSB quer reverter abstenções em Campinas

Publicidade

DE CAMPINAS

PT e PSB acenam com estratégias diferentes para o segundo turno da eleição em Campinas (93 km de SP).

O PSB, que teve 47,6% dos votos com Jonas Donizette, aposta na redução do índice de abstenção na votação, que chegou a 19% e é considerado alto pelo partido.

Confira a página especial sobre as eleições 2012

"Vamos buscar essas mais de 153 mil pessoas para estimular o voto no segundo turno", disse Wanderley de Almeida, presidente da sigla na cidade.

Os petistas, que alcançaram 28,6% dos votos com Marcio Pochmann, deverão priorizar a busca por apoio entre sindicatos e entidades do terceiro setor ligados a partidos de esquerda que não estiveram com o PT no primeiro turno.

"Temos uma grande parcela do movimento sindical que apoiou o Pedro [Serafim, PDT, atual prefeito], o Arlei [Medeiros, PSOL] e a Sílvia [Ferraro, PSTU], de tendências diferentes, mas que repudiam políticas do governo do Estado e do PSDB", afirmou Renato Simões, coordenador da campanha de Pochmann.

A ligação do PSB com o PSDB --que indicou o vice na chapa da Donizette-- foi tema da maior parte dos ataques do PT contra o socialista, que rebatia citando a possibilidade de bom diálogo com Estado e União.

Nesta segunda-feira (8), o PV anunciou apoio a Donizette e o PSTU decidiu que não irá apoiar ninguém. Os outros três candidatos que disputaram no primeiro turno ainda não se definiram.

Eventuais alianças com o PDT deverão ser, contudo, analisadas com cautela pelos partidos em disputa. Pela parte do PSB, em razão dos ataques de Serafim contra Donizette na campanha.

Pelo PT, pelo possível desgaste político decorrente de uma reedição da aliança de 2008, quando Demétrio Vilagra (PT) foi vice de Hélio de Oliveira Santos (PDT), e ambos acabaram cassados pela Câmara em meio a denúncias de corrupção na gestão. (MARÍLIA ROCHA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página