Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2012 - 19h26

PTB anuncia apoio ao PSB, e PP fica com PT no segundo turno em Campinas

Publicidade

DE CAMPINAS

Candidatos a prefeito de Campinas (93 km de SP) que concorrem no segundo turno, Jonas Donizette (PSB) e Marcio Pochmann (PT) receberam anúncios de apoio nesta quinta-feira (11).

O PTB divulgou que vai buscar votos para o socialista, enquanto o PP decidiu ficar ao lado do petista. Os dois partidos integravam a coligação do atual prefeito, Pedro Serafim (PDT), que ainda não anunciou quem irá apoiar. O PV já havia optado pelo PSB.

Com as novas decisões, Donizette terá apoio de 18 dos 33 vereadores eleitos, caso vença a eleição e os partidos continuem na base. Já Pochmann poderá contar com uma base inicial de nove vereadores.

O PSOL divulgou nota em que afirma que diverge das duas candidaturas, mas que considera Pochmann um "mal menor" e fará campanha por "nenhum voto em Jonas".

Apesar de integrar a base do governo federal e de ter anunciado apoio ao candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, o PMDB ainda não divulgou oficialmente seu candidato em Campinas. No primeiro turno, o partido nomeou o vice na chapa do PDT.

Eventuais alianças com o PDT deverão ser, contudo, analisadas com cautela pelos partidos em disputa. Pela parte do PSB, em razão dos ataques de Serafim contra Donizette na campanha.

Pelo PT, pelo possível desgaste político decorrente de uma reedição da aliança de 2008, quando Demétrio Vilagra (PT) foi vice de Hélio de Oliveira Santos (PDT), e ambos acabaram cassados pela Câmara em meio a denúncias de corrupção na gestão.

Na quarta-feira (10), o prefeito participou de reuniões em separado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, para discutir seu rumo na campanha. (MARÍLIA ROCHA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página