Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2012 - 19h55

Aliança entre PSB e PSDB em Campinas é "equívoco", diz presidente da Câmara

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), classificou nesta quinta-feira (25) como "equívoco político" a aliança entre PSB e PSDB em Campinas (SP).

Maia esteve na cidade em ato de apoio ao candidato Marcio Pochmann (PT), que concorre contra Jonas Donizette (PSB).

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (23) aponta o socialista numericamente à frente, com 45% das intenções de voto contra 37% do petista. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O PSDB indicou o vice da chapa de Donizette e já enviou à cidade nomes de peso para apoio ao candidato --como o governador Geraldo Alckmin. "Acho que há um erro por o PSB aceitar um apoio que vem contaminado por tudo aquilo que houve de atraso e desmando no nosso país", afirmou Maia.

Segundo ele, a expectativa é que depois das eleições seja reconstituída a relação com o PSB para que o partido esteja com o PT em 2014.

"O partido está na base de sustentação da presidenta Dilma Rousseff, é natural que [Donizette] tenha uma aproximação com ela. O que não é natural é que se aproxime dos adversários da presidenta, me parece um erro estratégico que não dialoga com a realidade do PSB nacionalmente e se mostra um equívoco político", disse.

O deputado afirmou ter passado por Campinas após pedidos insistentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "cabo eleitoral de peso", e retrucou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que tem dito que o PT tem um discurso de campanha sobre recursos federais que lembra a ditadura, por só beneficiar quem está no poder.

"Não estamos falando que os recursos só vão para governos próximos do governo federal", afirmou. "Mas ter um prefeito que esteja mais conectado com o governo federal é fundamental [...] Um prefeito que faz oposição e não a articulação política para buscar recursos não é um bom prefeito", afirmou.

Para o deputado, Aécio Neves age como "'pipoca", porque "saltita sem orientação" em apoios nesta eleição.
PSB

O PSB levou a Campinas também nesta quinta-feira (25) o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que também teve o apoio do PSDB nestas eleições. No evento, Donizette valorizou a vitória do socialista mineiro, que ganhou no primeiro turno mesmo com a presença de Lula e Dilma na cidade em apoio ao adversário Patrus Ananias (PT).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página