Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2012 - 16h23

Vereador é preso em São Gonçalo (RJ) acusado de fazer boca de urna

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um vereador do PDT de São Gonçalo (RJ) foi preso acusado de fazer boca de urna no município. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o político foi levado para a 74ª Delegacia de Polícia, no bairro de Alcântara. Também foi preso um homem fazendo transporte de eleitores em uma van.

Veja especial Eleições 2012

Os dois presos vão responder por crimes previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições. Para transporte de eleitores, definido no Artigo 302 do Código Eleitoral, a pena prevista é de reclusão de quatro a seis anos. A boca de urna, crime tipificado no Artigo 39, Parágrafo 5º, Inciso 2º, da Lei das Eleições, é punida com detenção de seis meses a um ano.

Disputam o segundo turno na cidade os candidatos Adolfo Konder (PDT) e Neilton Mulim (PR). De acordo com o TRE-RJ, os eleitores que estavam sendo transportados haviam sido orientados a votar no candidato do PR. A identidade do motorista preso não foi revelada. Com ele, sobe para 67 o número de presos em todo estado pegos em flagrante cometendo crime eleitoral.

Cerca de 10 mil policiais fazem a segurança nas ruas dos municípios do Rio de Janeiro onde há disputa no segundo turno da eleição para prefeito: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Petrópolis e Volta Redonda. As zonas eleitorais desses sete municípios fluminenses estão com o apoio de 33 juízes recentemente empossados.

Ainda segundo o TRE-RJ, cerca de 0,4% das urnas tiveram que ser trocadas até o início da tarde, alcançando 26 de um total de 8.449 urnas instaladas no segundo turno.

Com a Agência Brasil

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página