Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 18h47

PSDB vai pedir que Procuradoria apure uso eleitoral de pronunciamento de Dilma

Publicidade

DE SÃO PAULO

O PSDB pretende ingressar nesta terça-feira (29) com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra a presidente Dilma Rousseff.

O partido de oposição acusa a presidente de usar o pronunciamento que fez em rede nacional de TV e rádio no qual anunciou a redução na conta de luz para "autopromoção".

PSDB acusa Dilma de usar pronunciamento para fazer campanha

"Na ocasião, a presidente se valeu de uma prerrogativa do cargo não para tratar apenas de assuntos de interesse do país, mas fazer sua autopromoção e atacar aqueles que ousam discordar de seu governo", afirma nota divulgada nesta segunda-feira pelo partido.

A expectativa do PSDB é que o Ministério Público Federal abra investigação sobre o uso indevido da cadeia nacional de rádio e televisão convocada no último dia 23 de janeiro.

Em nota divulgada no dia 24, o presidente tucano, Sérgio Guerra, afirmou que a petista cometeu "a mais agressiva utilização do poder público" para lançar sua candidatura à reeleição.

Segundo ele, Dilma faltou com a verdade ao longo dos mais de oito minutos de fala, ultrapassou "um limite perigoso para a sobrevivência da jovem democracia brasileira" e dividiu o Brasil entre "nós e eles".

Em sua fala, a presidente qualificou os críticos de pessimistas. "Os últimos anos o time vencedor tem sido dos que têm fé e apostam no Brasil. Por temos vencido o pessimismo e os pessimistas, estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa história", disse Dilma (veja no vídeo abaixo).

"O país assistiu à mais agressiva utilização do poder público em favor de uma candidatura e de um partido político", disse Guerra. "A redução do valor das contas de luz, já prometida em rede nacional há quatro meses e alardeada em milionária campanha televisiva paga pelos contribuintes", completou.

Vídeo

CAMPANHA

Em um arquivo enviado à imprensa na semana passada, o PSDB aponta elementos que, segundo o partido, configuram semelhanças entre o pronunciamento do dia 23 com os filmes exibidos na campanha eleitoral e nos horários reservados à propaganda eleitoral.

Entre os elementos citados pelo partido está o uso de roupas em tom vermelho --cor do PT--, o uso de grafismo próprio de campanha e a ausência do brasão da república, substituído pela logomarca oficial do governo federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página