Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2013 - 03h30

Acusação de Valério contra Lula ainda não chegou a Minas

Publicidade

LUIZA BANDEIRA
DE BELO HORIZONTE

O Ministério Público Federal em Minas Gerais ainda não sabe o destino do depoimento em que o empresário Marcos Valério de Souza acusa o ex-presidente Lula de envolvimento no mensalão.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, a acusação foi enviada anteontem para Belo Horizonte, mas até a noite de ontem os papéis ainda não haviam chegado.

Procurador envia depoimento sobre Lula para Minas

Por causa do recesso do Carnaval, o órgão prevê que o documento esteja nas mãos de um procurador em até 15 dias. É ele que vai decidir se vai investigar o caso e oferecer denúncia ou não.

Quando a acusação chegar à Procuradoria, passará pelo setor de protocolo, pela triagem e será então enviada ao procurador-chefe do órgão.

O processo pode ir para as mãos de um procurador por sorteio ou, caso o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, indique que ele tem relação com uma outra ação, ficar com o procurador responsável por esse caso.

A decisão de enviar o caso para Minas Gerais ocorreu, segundo Gurgel, porque a Procuradoria no Estado já trabalha em "um desmembramento determinado pelo ministro Joaquim Barbosa que trata de assunto relacionado ao esquema do mensalão".

Segundo a Procuradoria, há pelo menos seis ações decorrentes de desmembramentos do mensalão no Estado. Valério era réu e já foi condenado em duas delas.

O novo depoimento não foi apreciado pelo Supremo Tribunal Federal porque o julgamento do mensalão já estava em curso quando ele fez as novas acusações. O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, afirmou ser "irrelevante o local para onde foi encaminhado o depoimento".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página