Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2013 - 10h37

Dilma nomeia novo secretário-geral do Itamaraty

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O novo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Eduardo dos Santos, deve tomar posse amanhã (1º).

Ele substitui o embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira, cuja exoneração foi publicada na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial da União, em decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff. Nogueira foi exonerado porque completou 70 anos.

Santos é diplomata de carreira e seu último posto foi como embaixador do Brasil no Paraguai. No período em que esteve em Assunção, ele acompanhou situações delicadas na política interna envolvendo também questões relativas ao Brasil.

O novo secretário-geral acompanhou o impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012, processo que levou à suspensão temporária do Paraguai do Mercosul e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

O embaixador, que é o segundo na hierarquia do Itamaraty, depois apenas do ministro Antonio Patriota, também acompanhou de perto as negociações envolvendo o impasse entre autoridades paraguaias e os chamados brasiguaios --cerca de 300 mil brasileiros que moram em território paraguaio e, em geral, dedicam-se às atividades agrícolas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página