Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2013 - 19h14

TSE suspende propaganda do PMDB que apresenta Pezão

Publicidade

DE SÃO PAULO

A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Nancy Andrighi suspendeu na quinta-feira (7) as inserções do PMDB no qual o foco era o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, escolhido pela sigla para a sucessão do governador Sérgio Cabral (PMDB).

A propaganda foi ao ar em rede de rádio e televisão regionalmente na terça-feira (5). Também deveria ser exibida na quinta-feira (7), sábado (9) e terça-feira (12).

PMDB apresenta Pezão omitindo vínculo com Garotinho
PMDB do Rio divulga nota contra candidatura de Lindbergh ao governo

A ministra considerou que houve desvirtuamento da propaganda partidária e autorizou a substituição.

As representações foram ajuizadas pelo PR, partido do deputado Anthony Garotinho, que também deve disputar a eleição em 2014.

Segundo o partido, as inserções foram usadas para fazer propaganda eleitoral antecipada, o que é proibido pela lei dos partidos políticos.

Para a ministra Nancy Andrighi, nada há na inserção do PMDB que "induza ao atendimento das finalidades a que se deve destinar a publicidade partidária".

PROPAGANDA

O vídeo apresentado pelo PMDB no Rio questiona "Quem é Prezão?" e convida o telespectador a entrar numa página pessoal do peemedebista.

O endereço encaminha o visitante para uma página do Facebook em nome do vice-governador.

A linha do tempo mostra fatos da vida pessoal e política de Pezão. O programa, porém, omite o fato de ele ter ocupado entre 2005 e 2006 a Secretaria Estadual de Governo na gestão Rosinha Garotinho (2003-2006).

A página, bem como a inserção do partido, dá destaque ao programa Piraí Digital, desenvolvido quando Pezão era o prefeito da cidade do Sul Fluminense.

O site busca também vincular Pezão com as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), principal bandeira do governo Cabral. Numa das fotos, o vice aparece ao lado do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, marcando a data da ocupação da favela Snata Marta para instalação da primeira UPP do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página