Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2013 - 19h39

Assembleia extingue 14º e 15º salário de deputados no RS

Publicidade

DO VALOR

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul extinguiu em votação nesta terça-feira (26) o pagamento do 14º e do 15º salário aos 55 deputados estaduais gaúchos.

A medida, que acompanha a decisão tomada no fim de fevereiro pela Câmara dos Deputados, foi aprovada pelos 33 parlamentares presentes à sessão e manteve o pagamento da ajuda de custo correspondente ao subsídio mensal no início e no fim de cada legislatura.

Assembleias seguem Congresso e acabam com 14º e 15º salários
Câmara aprova limitar 14º e 15º salários de parlamentares
Congressista brasileiro é o segundo mais caro entre 110 países

Cada deputado estadual gaúcho recebe R$ 20.042 por mês, o equivalente a 75% do salário de um deputado federal. Com a extinção dos benefícios anuais, proposta pela Mesa Diretora da Casa, a Assembleia estima uma economia de cerca de R$ 6,6 milhões a cada quatro anos, período de duração de uma legislatura.

Após a decisão da Câmara, reportagem da Folha mostrou que as 12 Assembleias Legislativas do país que bancavam 14º e 15º salários aos seus deputados prometeram acabar com o benefício.

A maior parte das Assembleias que pagam 14º e 15º salários disse que seguiria o Congresso para cumprir a Constituição: ao fim de cada ano, deputados estaduais não podem receber mais do que 75% do valor pago aos federais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página