Publicidade
Publicidade
Ministério Público impugna 85 candidaturas no Maranhão
Publicidade
JOÃO PAULO GONDIM
DE SÃO PAULO
O Ministério Público Eleitoral do Maranhão protocolou no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado 85 ações de impugnação das candidaturas para as eleições deste ano. O número representa 17% do total de inscrições (497).
Dessas ações, metade refere-se à ausência de desincompatibilização de cargos públicos. As demais são de candidatos enquadrados na lei Ficha Limpa ou reprovações nos Tribunais de Contas do Estado e da União.
No primeiro exemplo, há os casos do petista Washington Oliveira, candidato a vice na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB), do atual vice-governador João Alberto (PMDB), candidato ao Senado na mesma coligação, e do ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Edson Vidigal (PSB), que tenta se tornar senador e apoia o deputado federal Flávio Dino (PC do B) para o Executivo estadual.
Entre os impugnados pela lei da Ficha Limpa estão o deputado federal Sarney Filho (PV) e o ex-governador Jackson Lago (PDT), que tenta retornar ao cargo que ocupou entre 2007 e 2009.
Para a procuradora eleitoral Carolina da Hora Mesquita, as representações de impugnação representam uma medida "saneadora" da política local.
O advogado de Jackson Lago, Daniel Leite, adiantou que, embora seu cliente não tenha sido informado oficialmente da ação, vai recorrer.
João Alberto e o deputado Sarney Filho anunciaram que só vão se pronunciar após receberem a notificação. Edson Vidigal não foi localizado.
As notificações devem chegar aos candidatos impugnados a partir desta terça-feira (13). A partir daí, eles terão sete dias úteis para apresentar defesa ao TRE-MA. O prazo do tribunal para julgar esses processos vai até 5 de agosto.
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Relembre Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Marqueteiro revela bastidores das relações entre política e mídia
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
- Ala do PSB resiste a Haddad e ameaça vaiar petista em evento
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ Comentadas
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV