Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2010 - 19h51

Desembargador devolve cargo a vice-prefeito de Manaus

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Flávio Pascarelli, concedeu hoje uma liminar garantindo de volta o cargo de vice-prefeito de Manaus a Carlos Souza (PP) e o de vereador a Fausto Souza (PRTB).

Há dez dias, a 2ª Vara de Entorpecentes de Manaus havia determinado o afastamento de Carlos e Fausto Souza de seus cargos, sem a perda dos salários, por serem suspeitos de interferência na investigação do processo no qual respondem pelas acusações de associação ao tráfico de drogas e formação de quadrilha.

No mesmo processo, é réu outro irmão deles, o ex-deputado federal Wallace Souza. Ele foi preso pela Polícia Federal por suspeita de planejar a morte de uma juíza federal. Todos negam as acusações.

Apesar da decisão da Vara de Entorpecentes, a Prefeitura de Manaus só afastou Carlos Souza do cargo hoje pela manhã, alegando que foi notificada ontem. Fausto foi afastado anteontem pela Câmara Municipal de Manaus. Carlos é candidato a deputado federal e Fausto concorre a deputado estadual.

Na liminar, o desembargador Flávio Pascarelli afirma que na decisão do juiz Mauro Antony, titular da 2ª Vara da Entorpecentes, "houve verdadeira e inadmissível intervenção de um dos Poderes da República em outro". Quanto à acusação de interferência dos acusados nas investigações, o desembargador diz que os acusados "não praticaram nenhum ato tendente a dificultar o andamento processual".

Procurado pela reportagem, o juiz Mauro Antony disse que as denúncias foram informadas a Pascarelli. Afirmou que as acusações de associação ao tráfico de drogas e formação de quadrilha são baseadas em escutas telefônicas e depoimentos tomados pela PF.

A advogada Denise Macedo da Silva, que defende os irmãos Souza, disse que a decisão de Pascarelli corrigiu um erro. Até a conclusão desta reportagem, Fausto e Carlos Souza não comentaram o retorno aos cargos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página