Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2010 - 16h25

Campanhas de Aécio e Itamar tentarão alavancar Anastasia em Minas

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Liderando as intenções de voto para o Senado em Minas, seguido pelo aliado Itamar Franco (PPS), o ex-governador Aécio Neves (PSDB) disse nesta segunda-feira que a campanha para elegê-los senador estará conectada com a do tucano Antonio Anastasia para o governo mineiro, para alavancá-lo.

A pesquisa Datafolha divulgada no sábado, em que o governador Anastasia, candidato à reeleição, aparece em segundo lugar, mas 26 pontos atrás do líder Hélio Costa (PMDB) --44% contra 18%-- já causou agitação no partido, com as lideranças regionais sendo orientadas a divulgar mais o nome dele.

De principal coordenador da gestão Aécio durante sete anos e três meses, Anastasia passou a ser, desde 31 de março último, o governador do Estado. Contudo, avaliam os tucanos, isso não foi suficiente ainda para torná-lo conhecido do eleitor mineiro, especialmente no interior.

A aposta está na mobilização da base aliada de Aécio pelo Estado afora e nos programas eleitorais no rádio e na TV, que terão início em meados de agosto. Além disso, Aécio e Itamar, os nomes mais conhecidos dessa chapa, trabalharão intensamente pela divulgação do aliado.

Aécio disse que acompanha esse momento com "absoluta serenidade" e que a diferença aferida não é "nada que nos aflija".

A despeito de ele e Itamar estarem liderando as pesquisas para o Senado --62% e 41%, respectivamente--, na comparação com Anastasia, Aécio disse que a campanha deles é "conjunta".

"Nós somos uma chapa, um projeto que passa pela reeleição do governador Anastasia, passa pela eleição do senador Itamar e pela minha. Então, o empenho é absolutamente o mesmo para a eleição de Anastasia, de Aécio e de Itamar", afirmou o tucano.

Segundo Aécio, o fato de ele e Itamar liderarem a disputa para senador é uma "sinalização positiva", porque mostra que, tornando Anastasia também conhecido, a situação eleitoral dele se tornará mais fácil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página