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Correios retiram de site dicas para candidatos conquistarem votos
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FILIPE COUTINHO
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
Os Correios decidiram hoje "enxugar" o manual oferecido aos candidatos com dicas de como conseguir os votos dos eleitores. A empresa pública tirou do site sugestões de promessas a serem feitas para jovens, adultos e idosos, como "melhores salários para professores", incluídas na seção "seja criativo", também suprimida.
A Folha mostrou nesta terça-feira que o serviço "Espaço do Candidato", destinado a vender produtos postais às campanhas eleitorais, também trazia um manual completo de como seduzir o eleitor. Entre as dicas, fazer propagandas que atinja o coração do eleitor. "Um texto, para convencer, não deve conter somente a informações e pronto. É importante que traga um apelo emocional para envolver e atrair a atenção de quem lê", informava o site. Este trecho também foi apagado.
O diretor comercial dos Correios, Ronaldo Takahashi, havia admitido à Folha que o material de divulgação "extrapolou" o objetivo da empresa.
Ontem, Takahashi justificou que a equipe de marketing dos Correios fez o material baseado no que é feito em outros países por empresas semelhantes. "Outros correios públicos oferecem este tipo de consultoria, mas a gente sabe que a legislação é diferente. Por isso, fizemos os ajustes", disse. O diretor contou ainda que as alterações devem estar finalizadas hoje.
Os Correios apostam na venda desses produtos como forma de aumentar o faturamento da empresa, que enfrenta crise com atraso na entrega de correspondências e realização de concurso. A Folha revelou que os Correios tiveram em 2009 o seu menor lucro desde que o presidente Lula assumiu o governo, em 2003: R$ 177 milhões.
Equipes da empresa têm procurado as campanhas para apresentar produtos como selos personalizados com a foto do candidato. Outro atrativo é que os candidatos podem assinar contrato com os Correios e pagar por mês pelo material adquirido, benefício oferecido, até então, apenas para pessoa jurídica.
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