Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2010 - 10h11

Aécio, Itamar e Pimentel não vão a debate na Band, mas são questionados e criticados

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Os três principais candidatos ao Senado por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Itamar Franco (PPS) e Fernando Pimentel (PT), faltaram ao debate que a TV Bandeirantes realizou no estúdio da emissora, em Belo Horizonte, ontem (02) à noite, mas não deixaram de ser alvos de ataques.

O debate ocorreu com a presença de apenas quatro candidatos nanicos --Marilda Ribeiro (PSOL), Miguel Martini (PHS), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B)--, que criticaram as ausências dos já tradicionais políticos mineiros e puderam fazer perguntas os candidatos faltosos.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Miguel Martini perguntou a Itamar a razão de ele não ter ido ao debate. Como teve direito a réplica diante do silêncio do faltoso, foi o próprio Martini quem respondeu: "Ele não quer explicar ao povo mineiro por que ele foi o pior governador da história de Minas Gerais?". Itamar antecedeu Aécio no governo estadual, deixando o cargo em 2002.

Zito Vieira questionou Aécio sobre o "deficit zero" gerado no Estado, conforme anunciado pelo governo tucano ainda na primeira gestão (2003-2006). Também foi o próprio Zito quem respondeu: "Essa é uma mentira, não é uma verdade. Minas deve R$ 60 bilhões".

Para Pimentel, a candidata do PSOL perguntou se ele, eleito, "salvaria a pele" de senadores envolvidos em escândalos de corrupção, como fez o PT com os aliados do PMDB José Sarney e Renan Calheiros". Marilda disse que, se for eleita, votará de acordo "com os interesses do povo".

Os nanicos protestaram contra as ausências dos principais candidatos, embora Zito tenha dito "tudo bem" para o argumento de "problemas de saúde" alegado por Pimentel, com o qual o PC do B está aliado. Esse argumento, contudo, não foi registrado pela Band. Apenas a justificativa para as ausências de Aécio e Itamar foram dadas pela emissora, que leu um comunicado da coordenação da aliança que reúne PSDB, PPS e mais dez partidos. A justificativa, porém, não explicou nada. Disse apenas que os dois candidatos não foram "por decisão do conselho político" da campanha.

Conforme mostra hoje pesquisa Datafolha, Aécio lidera a disputa por duas cadeiras no Senado com 64% das intenções de voto (queda de seis pontos), seguido por Itamar (44%) e Pimentel, que cresceu cinco pontos e atingiu 30%. Dos nanicos presentes ao debate, Marilda e Martini têm 2% cada um. Mineirinho e Zito têm 1% das intenções cada um.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página